segunda-feira, 30 de abril de 2012

1º Congresso Nacional da CSP-Conlutas, direto de Sumaré (SP)

DELEGADAS DO SINDSAÚDE DE SÃO GONÇALO E DE MOSSORÓ ESTIVERAM JUNTAS NOS DEBATES DO CONGRESSO


Jussirene Oliveira, Elineuza da Silva, Antônia Géssia e Margarida Alves foram eleitas delegadas ao 1º Congresso Nacional da CSP-Conlutas, ocorrido entre os dias 27 e 30 de abril, nas bases da saúde pública dos municípios de São Gonçalo do Amarante e Mossoró. Durante todo o evento, elas participaram ativamente das discussões sobre a organização de base dos trabalhadores e debateram os ataques dos governos aos direitos da classe. O congresso fortalece as dirigentes do Sindsaúde para preparar as lutas do próximo período.

1º Congresso Nacional da CSP-Conlutas, direto de Sumaré (SP)

Congresso da CSP-Conlutas avança em alternativa independente de luta e organização

Congresso reuniu 2300 delegados de 26 estados e o DF e marca a aproximação de importantes entidades nacionais à central

O tempo podia estar chuvoso e frio do lado fora, prenúncio do inverno, mas no interior do auditório da Estância Árvore da Vida, em Sumaré (SP), o clima era de muita alegra. O I Congresso da CSP-Conlutas se encerrou com a certeza de que um importante passo foi dado na consolidação de uma alternativa de luta para o movimento sindical, social e popular no país.

O congresso reuniu quase 2300 pessoas, sendo 1809 delegados eleitos em assembleias de base, representando 114 sindicatos , 2 associações de classe, 118 oposições sindicais e minorias de diretorias sindicais, 1 movimento de luta pela terra (MTL), e, representando um grande salto em relação ao congresso de fundação, 11 movimentos populares urbanos. Além disso, houve a presença de 4 movimentos de luta contra as opressões e 1 entidade nacional dos estudantes (ANEL).

“Tivemos representantes de quase todos os estados da Federação, com a exceção de Rondônia, fica aí o compromisso para o próximo congresso”, afirmou Sebastião Carlos, o Cacau, da Secretaria Nacional Executiva da CSP-Conlutas.

Fortalecimento
Além da incorporação de novas entidades sindicais e movimentos populares no último período, o congresso marcou a aproximação de importantes setores à central. É o caso da Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) , uma das entidades que participaram do congresso como convidada. "O objetivo é que, a partir do Congresso, passemos a participar, enquanto Federação e diversos sindicatos, dos fóruns da entidade para continuar trabalhando pela unidade", afirmou o diretor da Fenasps José Campos.

Além da Fenasps, outras importantes entidades nacionais como a Fasubra (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras) e a Assibge-SN (Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Fundações Públicas Federais de Geografia e Estatística) também estão se aproximando da central, assim como entidades de metroviários e ferroviários de diferentes partes do país.

O congresso reafirmou a importância dessa entidade que, desde o início da criação da então Conlutas, vem se consolidando como alternativa independente do governo, num momento em que todas as outras centrais sindicais, como a CUT, avançam em sua adaptação ao Estado.

Polêmicas
Como qualquer congresso que reúne enorme gama de orientações e correntes políticas, o I Congresso da CSP-Conlutas também teve as suas polêmicas. A principal delas referente ao nome da entidade. Algumas teses defenderam a mudança do nome de CSP-Conlutas para apenas 'CSP', a fim de atrair os setores que romperam no Conclat (Congresso da Classe Trabalhadora) em 2010, alegando a questão do nome para isso. O principal defensor dessa tese foi o Andes-SN.

"Precisamos dar uma sinalização clara que esse instrumento que construímos de fato expresse esse processo de reorganização, que é muito maior que nós", defendeu Marina Barbosa, dirigente do Andes-SN. "Esse nome que construímos já não nos pertence, esse nome já é patrimônio da classe trabalhadora, é dos lutadores do Haiti, dos operários da construção civil, dos estudantes", respondeu Érico Correa, dirigente do Sindicato dos Servidores da Caixa Estadual do Rio Grande do Sul (Sindicaixa) e da corrente Construção Socialista, defendendo a manutenção do nome.

José Maria de Almeida, o Zé Maria, da Executiva Nacional, ressaltou a importância do Andes-SN para a construção da entidade, além de outras entidades como os operários da construção civil de Fortaleza, metalúrgicos de São José dos Campos (SP). Mas defendeu a manutenção do nome da entidade. "Quando a base da frente popular, descontente com sua direção, olha para o lado e procura quem está lutando, se depara com a marca da CSP-Conlutas", afirmou, argumentando que seria um erro abrir mão disso.

Ao final dessa discussão, cerca de 80% do plenário aprovou a manutenção do nome CSP-Conlutas, dando continuidade à experiência de organização iniciado em 2003 e à tradição da democracia operária, com as polêmicas sendo exaustivamente discutidas e depois votadas e definidas pela base.

Plano de Lutas
Ao final do congresso, os delegados aprovaram um plano de lutas para o próximo período, que inclui o apoio e fortalecimento das greves, como a do funcionalismo público e as da construção civil, além da luta pela unificação das campanhas salariais do segundo semestre. O plano de ação ainda prepara um dia de manifestação durante a ‘Rio+20’ (que ocorrerá de 13 a 20 de junho) , além da mobilização contra as remoções da população pobre para as obras da Copa do Mundo.

1º Congresso Nacional da CSP-Conlutas, direto de Sumaré (SP)

Participantes do congresso da CSP-Conlutas realizam ato do 1º de Maio na Avenida Paulista nesta terça-feira

A CSP-Conlutas (Central Sindical e Popular), junto com outras organizações de esquerda, vai realizar o ato de 1° de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, nesta terça feira, no vão do Masp, na Avenida Paulista. Será um ato histórico.

A manifestação contará com a participação de trabalhadores e trabalhadoras que estão à frente das lutas no Brasil e que participaram do 1º Congresso Nacional da CSP-Conlutas. São operários da construção civil de Belo Monte (PA) e Suape (PE), operários do Comperj (RJ), professores, servidores públicos federais, estaduais e municipais, metalúrgicos, bancários, trabalhadores rurais, químicos, trabalhadores sem teto, estudantes, aposentados, os que lutam contra as opressões e tantas outras categorias.

Delegações internacionais
Uma delegação internacional, que participou do congresso da CSP-Conlutas, com a presença de 20 países, comparecerá ao ato, confirmando a vocação internacionalista da Central Sindical e Popular.

1º Congresso Nacional da CSP-Conlutas, direto de Sumaré (SP)

Primeiras plenárias aprovam resolução internacional e nacional

As propostas elaboradas em grupos de trabalho do 1º Congresso da CSP-Conlutas sobre a situação política e econômica no mundo e no Brasil foram levadas à plenária neste domingo 29 para debate e votação das resoluções. Os textos elaborados nos grupos foram resultado de discussões feitas nos grupos pelos delegados, onde todos puderam falar e fazer propostas. Todas as emendas que tiveram 10% de aprovação no grupo foram encaminhadas à plenária. As polêmicas que ocorreram serviram para enriquecer os debates, o que torna viva a nossa Central.

Governo Dilma, lutas e pactos sociais são temas da resolução
A situação nacional foi o segundo tema de votação das resoluções neste domingo 29. O balanço do governo Dilma, o Brasil em meio à crise econômica mundial, a criminalização dos movimentos sociais, a retomada das lutas operárias e demais setores da classe trabalhadora marcaram a maioria das discussões.

A resolução reafirmou o apoio da CSP-Conlutas a todas as lutas e chamou a construção de um plano de ação que unifique, em uma jornada comum, as mobilizações contra as políticas anti-trabalhador do governo Dilma e da burguesia.

Houve polêmica sobre a participação da Central na mesa de negociação da construção pesada. Diante do tema, o Congresso rejeitou os pactos sociais e aprovou a participação na mesa da construção pesada.

Quanto às eleições, a CSP-Conlutas deve indicar rejeição aos candidatos da oposição burguesa e da base aliada do governo, e deve indicar o voto em candidatos da classe trabalhadora, rumo à sociedade socialista.

Oriente Médio, Norte da África e Europa estão entre as principais resoluções
No ponto internacional, houve acordo na maioria das questões, com polêmica em torno das revoluções no Oriente Médio e no Norte da África para o qual foi aprovado: “O capitalismo deve pagar pela crise. Todo apoio às revoltas populares no norte da África e Oriente Médio e à luta dos trabalhadores europeus e de todo o mundo”.

Também foram aprovadas outras resoluções relativas à questão dos imigrantes, da nacionalização da YFP na Argentina, entre outras. As que tiveram algum tipo de polêmica, como a luta do povo líbio, o governo venezuelano de Chávez, entre outros, foram aprovados com direito a intervenções a favor e contra, e votação final pelo plenário.

1º Congresso Nacional da CSP-Conlutas, direto de Sumaré (SP)

Apresentação de teses permite amplo debate nos grupos

A apresentação das teses na manhã deste domingo 29 permitiu que as diversas opiniões existentes no 1º Congresso Nacional da CSP-Conlutas fossem debatidas democraticamente pelos delegados e delegadas presentes no plenário do congresso. As exposições das teses ajudaram nas discussões que ocorreram nos grupos.

Os grupos de trabalho, que representam um terço do tempo do congresso, têm como objetivo garantir que as resoluções sejam aprovadas com a participação no debate dos delegados e delegadas. São eles que representam as centenas de milhares de trabalhadores da base de suas categorias.

1º Congresso Nacional da CSP-Conlutas, direto de Sumaré (SP)

Congresso teve painel sobre organização de base e combate à burocratização para fortalecer a Central

No domingo 29, o painel sobre “Organização de Base”, tema principal do congresso, tratou de um assunto fundamental para o fortalecimento da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas). A importância do trabalho de base para enfrentar os ataques dos patrões e dos governos, assim como para enfrentar a burocratização dos sindicatos e de dirigentes sindicais foi abordada com ênfase por José Maria de Almeida, da Secretaria Executiva da CSP-Conlutas.

Como organizar os trabalhadores para enfrentar a questão territorial das cidades e do campo, bem como os danos causados pela política dos Governos, com destaque para os danos causados pela vinda da Copa do Mundo e das Olimpíadas, também foi uma das questões centrais do evento. Assim como o fortalecimento da organização dos trabalhadores para enfrentar a criminalização dos movimentos.

As diretoras do Sindsaúde de Mossoró, Jussirene Oliveira e Antônia Géssia, além da servidora Margarida Alves, foram eleitas delegadas na base da categoria da saúde do município e participam, entre os dias 28 e 30 de abril, do 1º Congresso Nacional da CSP-Conlutas, cujo principal tema é a organização de base dos trabalhadores brasileiros.

domingo, 29 de abril de 2012

Vídeo

Diretora do Sindsaúde de Mossoró fala sobre congresso da CSP-Conlutas

1º Congresso Nacional da CSP-Conlutas

Ato pede punição aos crimes da ditadura e reparação aos perseguidos políticos

Um dia cansativo não desanimou os participantes do Congresso da CSP-Conlutas para o ato que ocorreu na noite deste sábado (28) de abril no auditório principal da Estância Árvore da Vida. Com o tema ‘Ditadura Militar, anistia política e direito de organização de base”, centenas de participantes assistiram ao ato público que, mais do que uma denúncia ao regime militar, serviu como verdadeiro resgate histórico da luta do movimento sindical e popular.

A mesa do ato, no lugar de uma ou duas personalidades, foi composta simbolicamente por diversos perseguidos políticos da ditadura militar. Mais precisamente militantes que atuavam no movimento sindical e que foram presos e demitidos de forma arbitrária, e que fazem parte de uma campanha por reparação. “Aqui não se trata tão somente de uma questão de memória, mas também de verdade e Justiça”, afirmou Aderson Bussinger, advogado e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ.

Bussinger lembrou que as torturas e a perseguição política não ficaram no passado, mas fazem parte do presente. "Sabemos que existe tortura nas delegacias, perseguição a ativistas políticos, então essa não é uma questão só de passado, mas se refere também ao presente, e ao futuro, para que esse tipo de coisa não se repita” disse.

Leia mais clicando aqui

sábado, 28 de abril de 2012

1º Congresso Nacional da CSP-Conlutas

Luta contra mortes e acidentes no trabalho abre debates no 2º dia de Congresso

Um minuto de silêncio. Foi assim que teve início o ato para marcar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, no início do segundo dia do Congresso da CSP-Conlutas.

“Companheiros que foram mortos e acidentados no trabalho”, chamou o membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP Conlutas Luiz Carlos Prates, o Mancha. “Presente”, responderam em coro todos os manifestantes presentes no plenário lotado.

“No dia de hoje, lembrado em todo o mundo, estamos aqui não só para relembrar nossos mortos, mas também para denunciar e lutar para que as mortes e acidentes não mais aconteçam”, disse Mancha.

Um vídeo ainda no início da atividade, produzido pela Federação dos Metalúrgicos de Minas Gerais, foi apresentado com entrevistas de especialistas na saúde do trabalhador e traçou um panorama da situação das condições de trabalho e dos acidentes.

Jordano Carvalho, da coordenacão de saúde da Federação, um dos coordenadores da mesa do evento, resumiu a situação do trabalho no Brasil e no mundo: um verdadeiro assassinato dos trabalhadores nos locais de trabalho. Ele lembrou das mortes que ainda vitimam trabalhadores de várias categorias e citou exemplos recentes de mortes na construção civil e metalúrgicos. “O trabalho é um meio de vida e não pode ser um meio de morte para o trabalhador”, disse.

O papel do governo federal a serviço dos patrões também foi ressaltado. Foi denunciado que o governo não toma nenhuma medida para prevenir e preservar a saúde dos trabalhadores, porque isso geraria custos para os patrões. Ao contrário. O governo quer agora regulamentar a Alta Programada e a Terceirização, que são medidas que prejudicam ainda mais os trabalhadores.

“Sindicatos não podem lutar só por salário, PLR. É preciso atentar para a prevenção e a defesa da saúde, segurança e vida dos trabalhadores. E isso não é uma tarefa de apenas um diretor, um departamento, mas deve ser de todos”, concluiu Mancha.

O ato, que teve início com um minuto de silêncio em homenagem aos mortos no trabalho, terminou com uma salva de palmas de todos os delegados presentes no plenário e o compromisso de fazer um combate permanente aos ataques dos patrões e do governo e as condições precárias de trabalho.

Fonte: CSP-Conlutas

Nacional

1º CONGRESSO DA CSP-CONLUTA TEM INÍCIO COM DELEGAÇÕES DE TODO O PAÍS

A abertura do 1º Congresso da CSP-Conlutas aconteceu nesta sexta-feira, dia 27, em Sumaré (SP). Por volta das 18h30, cerca de 1.500 pessoas já se encontravam no plenário, apesar de ainda haver delegações de vários locais do país programadas para chegar no encontro.

Entre os presentes, caravanas vindas de todo o pais, como a do Pará, que levou 56 horas para chegar no local do Congresso. Mas nem a longa viagem de ônibus desanimou os trabalhadores, que eram um dos mais animados no início da plenária.

Em nome da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Sebastião Cacau, fez uma saudação a todos os presentes. “Aqui está cada um que ajudou a construir essa ferramenta de luta da classe trabalhadora, ainda pequena, mas ativa e vigorosa”, discursou. “Vamos debater as teses, cada proposta. Democraticamente vamos votar nossas resoluções e com unidade colocar em prática um plano de lutas e organização em defesa dos direitos da classe trabalhadora”, completou.

Em seguida, falaram representantes de organizações presentes na mesa de abertura, como o líder da greve dos bombeiros do Rio de Janeiro, Benevenuto Caciolo, que levou todos a clamarem “1, 2, 3, 4, 5 mil, viva a aliança operária estudantil” defendendo a importância desse aliança.

A indígena Kaiowá-Guarani Dirce Veron, da região de Dourados, no Mato Grosso do Sul, emocionou o plenário ao afirmar “eu quero dizer aqui que a gente existe, os povos indígenas existem , mas estão morrendo”. Dirce denunciou a política do governo, que alardeia proteger os índios, mas é o primeiro a massacrá-los ao não garantir a demarcação de suas terras.

Também estiveram na mesa de abertura Canindé Pegado, da UGT, Mané Melato, da Intersindical, Miguel, do PSOL, Zé Maria, do PSTU e integrantes da delegação estrangeira do Egito e Chile.

A sindicalista egípcia Fatma Ramadan reforçou a necessidade da solidariedade internacional e defendeu a necessidade das lutas. “O povo quer mudar o sistema”, ressaltou ao mencionar a recente revolução egípcia.

Na maioria das falas o destaque foi para o papel cumprido pela CSP-Conlutas no último período, à frente das lutas e na busca pela unidade de ação em defesa dos trabalhadores. Mobilizações em curso no país, como a greve na construção da hidrelétrica de Belo Monte e nas obras da Copa, foram lembradas e saudadas.

Após a mesa, foi cantada a Internacional Socialista. Delegados de várias partes do país se levantaram para entoar o hino da classe trabalhadora em todo o mundo. As atividades do dia foram encerradas com a leitura do Regimento Interno. As emendas propostas serão votadas no plenário, neste sábado.


Fonte: CSP-Conlutas

Sindsaúde de Mossoró em Sumaré (SP)

DIRETORA DO SINDSAÚDE DE MOSSORÓ EXALTA 1º ENCONTRO DE MULHERES DA CSP-CONLUTAS

As diretoras do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde - Regional de Mossoró (Sindsaúde/RN), Jussirene Oliveira e Antônio Géssia, participaram do 1º Encontro de Mulheres da CSP-Conlutas, ocorrido nesta sexta-feira, dia 27, em Sumaré (SP). Delegada eleita na base de sua cateoria, Jussirene Oliveira destacou a importância da realização do encontro e a necessidade das mulheres se organizaram para combater o machismo ao lado dos demais trabalhadores. "É muito enriquecedor esse encontro. Isso nos fortalece na luta contra a exploração da mulher nos hospitais, por exemplo, onde há muito machismo também.", disse a diretora do Sindsaúde.

Nacional

MAIS DE 500 PESSOAS PARTICIPAM DO 1º ENCONTRO DE MULHERES DA CSP-CONLUTAS

O 1º Encontro de Mulheres da CSP-Conlutas (Central Sindical e Popular), realizado nesta sexta-feira 27, debateu, entre outros pontos, a importância da organização de base para as mulheres trabalhadoras. Havia 487 delegadas vindas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Pará, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, entre outros estados de todo país. O evento antecedeu o 1° Congresso da CSP-Conlutas cuja abertura começou às 18h30 desta sexta-feira na Estância Árvore da Vida, em Sumaré (SP).

A representante da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Ana Pagamunici, também integrante do Movimento Mulheres em Luta, fez uma análise da situação de superexploração dos setores oprimidos na sociedade capitalista, a exemplo das mulheres. Ana lembrou que o Brasil governado por Dilma, primeira mulher eleita presidente em nossa história, está longe de defender políticas que atendam realmente as necessidades das mulheres. “Não basta ser mulher, é preciso ter um programa que defenda a classe trabalhadora”, disse ela, destacando que em 16 meses de governo a presidenta Dilma optou por governar para banqueiros e empresários.


No encontro, o debate expôs a realidade da classe trabalhadora hoje, na qual 56% das mulheres trabalhadoras estão no serviço público e 20% no serviço privado. Nos últimos anos, houve 120% de entrada das mulheres no mercado de trabalho. Por isso, foi discutida importância de se ter políticas para que as mulheres conquistem sua autonomia.

Ainda no debate, levantou-se a informação de que 33% das mulheres brasileiras ganham menos que os homens, mesmo cumprindo a mesma função. Além disso, são 35% nos serviços terceirizados. “Não é possível pensar
na classe trabalhadora, sem pensar nas mulheres.”, afirmou Ana Pagamunici.

Ela também ressaltou que Dilma vetou a lei que exigia a aplicação de multa às empresas que pagam salários inferiores às mulheres que cumpram a mesma função dos homens. Para Ana Pagamunici, isso ocorre por conta do machismo ainda existente na sociedade, que precisa ser combatido. Ana defendeu que essa é uma luta de homens e mulheres. “A violência contra as mulheres também precisa ser combatida, pois os índices de agressão tem sido alarmantes”, acrescentou.

A plenária contou com a
participação da estudante Daniela, da Federação Nacional dos Estudantes da Costa Rica, que apresentou a experiência das mulheres do seu país e reafirmou que a unidade de todas é fundamental para superar os ataques contra a classe trabalhadora e contra as mulheres. Também saudou o encontro a sindicalista egípcia Fátima Ramadan, que esteve à frente da luta recente dos trabalhadores egípcios.

Construção Civil
A coordenadora geral do Sindicato da Construção Civil de Belém, Deuzinha, trouxe as experiências de seu s
etor, retratando o crescimento da mão de obra feminina. “Em 2006 eram 99 mil trabalhadoras nos canteiros de obras e em 2010 já são 180 mil”, contou. O próximo passo, segundo ela, foi ocupar os espaços do sindicato e construir a Secretaria de Mulheres. Com isso, a campanha salarial da categoria incorporou todas as reivindicações das operárias. “As nossas dificuldades, como em todos os locais, é o assédio moral, sexual e o machismo. Lutamos também por escolas e hospitais. Mas é preciso combater acima de tudo, o machismo dentro dos canteiros de obras”, ponderou.

Segundo Deuzinha, as mulheres da construção civil tem atendido o chamado da CSP-Conlutas e do sindicato. “A grande vitória da nossa organização foi a participação de 46 operárias no debate de mulheres no 8 de março, e hoje estamos em sete operárias presentes no 1º Congresso Nacional da CSP-Conlutas”, concluiu Deuzinha. Após as falas da mesa, o debate foi aberto para o plenário que enriqueceu o encontro com a troca de experiências das mulheres trabalhadoras.

No encontro, foi aprovada uma carta com as principais demandas e desafios das mulheres para o próximo período. Além disso, foi aprovada a realização de um próximo encontro para o primeiro semestre de 2013. Em seguida foram apresentadas três teses que farão parte dos debates do 1º Congresso Nacional da CSP-Conlutas. Ao final, foram eleitas sete delegadas para representar o Movimento de Mulheres em Lutas no 1º Congresso Nacional da CSP-Conlutas.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Deu na Imprensa

Saúde Estadual: Negociações avançam pouco

As negociações entre o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde) e os secretários de Planejamento, Administração e da Saúde do Estado não deram o resultado esperado para os servidores. Segundo a direção do sindicato, a promessa de um possível reajuste de 7% no segundo semestre, proposto pela equipe de governo, não foi aceita pela categoria que se reuniu ontem em assembleia e aprovou a continuidade da greve.

O governo falou que não podia atender os 15% reivindicados pela categoria, mas que analisaria, depois de vários estudos, oferecer 7% no segundo semestre. Da reunião com os secretários, o sindicato conseguiu a garantia do pagamento de maio e julho, de uma dívida de R$ 4 milhões, referente a plantões de 500 servidores, entre os meses de agosto de 2010 e abril de 2011. Além disso, o governo disse que vai convocar 131 concursados para a parte da rede hospitalar (Hospitais Ruy Pereira, Santa Catarina e Maria Alice), fruto de uma decisão judicial.

Na assembleia de ontem, os servidores decidiram continuar com a greve, pois não abrem mão dos 15% referentes à inflação de dois anos. Eles também fizeram uma contraproposta ao Estado com relação à incorporação das gratificações de Jornada Especial para quem trabalha em hospital e a GAE (Gratificação de Atividade Especial), com 50% em novembro e 50% em março do próximo ano. O governo tem alegado que o impacto seria alto. Os servidores também decidiram pedir uma audiência especial sobre a tabela de incentivo à qualificação no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração para explicar.


Informações do Diário de Natal

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Há mais de 20 dias em greve...

SERVIDORES ESTADUAIS DA SAÚDE FAZEM PASSEATA PARA PRESSIONAR O GOVERNO

A Av. Salgado Filho, em Natal, começou a semana com uma rotina um pouco diferente. No sentido de quem segue para Parnamirim, o trânsito ficou lento na manhã desta segunda-feira 23, mas não era mais um congestionamento comum. Em greve desde o dia 2, os servidores estaduais da saúde realizaram uma passeata em protesto contra a falta de negociação da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e fecharam uma das principais vias da cidade. Cerca de 200 trabalhadores saíram em caminhada do shopping Midway Mall em direção à Governadoria, no Centro Administrativo do Estado. O objetivo da manifestação era forçar o governo a receber uma comissão de servidores para retomar as negociações. A radicalização deu resultado. Após o protesto, uma audiência foi marcada ainda para a tarde desta segunda-feira.

Mesmo depois de mais de 20 dias de greve, a disposição de luta dos servidores não diminuiu. Durante a passeata, a irreverência e animação contagiaram os manifestantes e mostraram que a governadora não irá vencer ninguém pelo cansaço. "Servidor na rua, Rosalba a culpa é sua!", era uma das palavras de ordem mais cantadas. Sob um forte um sol, mas sem perder o bom humor, os trabalhadores ainda encontraram uma forma de parodiar a própria situação diante da intransigência do governo. "Rosa, Rosa, assim você nos mata! Ai, se a gente te pega. Ai, ai, se a gente te pega. Maldita, maldita! Assim você nos mata!", cantavam todos. O protesto também contou com caravanas vindas de Mossoró, Pau dos Ferros e Assu e ainda recebeu o apoio da população e dos motoristas, mesmo tendo paralisado o trânsito.

A pauta de reivindicações da categoria pede um reajuste de 15% (referente à inflação dos últimos dois anos), implantação de uma tabela de incentivo à qualificação, incorporação de gratificações, concurso público e melhores condições de trabalho para diminuir a superexploração dos servidores. Os profissionais de saúde ainda reivindicam o pagamento de plantões trabalhados entre agosto de 2010 e março de 2011 e a conclusão das reformas nos hospitais Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, e Rafael Fernandes, em Mossoró.


Caminhada fechou a Av. Salgado Filho

Servidores da saúde estão em greve desde o dia 2

O diretor do Sindsaúde de Mossoró, João Morais

Trabalhadores pedem 15% de reajuste salarial

Cerca de 200 servidores participaram do protesto

Irreverência marcou protesto.

Atenção, Agentes de Saúde!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Deu na Imprensa

Sindicato deve denunciar dificuldades de agentes de endemias ao MP

Em assembleia hoje, às 9h, o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde) vai propor aos servidores denunciar ao Ministério Público condições precárias de trabalho dos agentes de endemias de Mossoró, que estão atuando sem Equipamento de Proteção Individual (EPI), como fardamento, botas e protetor solar.

Também na reunião, o Sindsaúde vai sugerir que os agentes passem a trabalhar em horário corrido, das 7h às 13h, até que o protetor solar volte a ser fornecido, o que não acontece desde outubro de 2011. "Com isso, a saúde dos trabalhadores está em risco, eles ficam expostos ao sol forte, diariamente", lamenta o coordenador João Morais.

Ele se diz otimista na aprovação das duas propostas na assembleia. "Queremos levar ao Ministério Público as condições de trabalho dos agentes de endemias diante das cobranças que são feitas ao resultado do trabalho deles, trabalho que é comprometido pela falta de condições ideais de trabalho", lamenta o coordenador regional do Sindsaúde.

Segundo ele, a falta de fardamento atrapalha, porque, com medo da violência, moradores não permitem acesso às casas de agentes sem uniforme. "Além do mais agora, com agentes novatos", frisa o sindicalista, advertindo que quem perde com isso, no final, é a população, que poderia dispor de trabalho mais eficiente contra a dengue em Mossoró.

João Morais também lastima que, há muito tempo, os agentes pleiteiam Equipamento de Proteção Individual (EPI), quando não precisariam fazer, pois é obrigação da Prefeitura de providenciar. "Já encaminhamos essa solicitação para várias secretarias, mas, lamentavelmente, até agora não fomos atendidos", lamenta.

Fonte: O Mossoroense - 19/04/2012

Deu na Imprensa

Sindisaúde protesta contra paralisação das obras no Hospital Rafael Fernandes


Fonte: TCM

terça-feira, 17 de abril de 2012

No Rio Grande do Norte...

ESTADO BATE RECORDE DE ARRECADAÇÃO, MAS SAÚDE CONTINUA ABANDONADA

O argumento do governo do RN de que não há recursos suficientes para melhorar o funcionamento da saúde pública fica cada vez mais vazio diante dos recordes de arrecadação que o estado vem acumulando. Em março deste ano, o valor arrecadado do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, no Rio Grande do Norte superou a expectativa dos R$ 280 milhões, previstos pelo governo Rosalba, e atingiu a marca dos R$ 300 milhões. Essa soma é 9,2% maior do que o resultado de fevereiro. Até o final do ano, segundo a própria Secretaria de Tributação, o ICMS deve alcançar os R$ 3,5 bilhões.

Em janeiro e fevereiro de 2012, foram arrecadados cerca de R$ 587 milhões deste imposto, que é o carro-chefe da arrecadação estadual. Provando que as contas do RN não estão no vermelho, este ano o valor recolhido deve superar em R$ 400 milhões a quantia de R$ 3,1 bilhões obtida no ano passado. “O governo só não aumenta os investimentos em saúde pública por causa de suas escolhas políticas. A governadora Rosalba privilegia ricos e poderosos, e deixa de lado as necessidades dos trabalhadores e da população pobre, que precisa muito do SUS. Não há outra explicação para o fato de o aumento da arrecadação não se reverter em melhorias na saúde”, critica João Moraes, diretor do Sindsaúde de Mossoró.

Além da falta de investimento do governo de Rosalba Ciarlini (DEM), a saúde pública ainda sofre com os cortes no orçamento federal, feitos pelo governo Dilma Rousseff. Em fevereiro deste ano, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou um corte de R$ 55 bilhões no orçamento de 2012. Destes, R$ 5,5 bilhões vão sair da saúde. O objetivo é alcançar a meta de R$ 140 bilhões de superávit primário, que é aquela reserva de recursos para o pagamento da dívida pública, cuja maior parte é paga diretamente aos bancos.

De braços cruzados

GREVE DOS SERVIDORES ESTADUAIS DA SAÚDE CONTINUA FIRME

Os servidores estaduais da saúde do RN seguem firmes em seu movimento grevista contra a defasagem salarial e as péssimas condições de trabalho nos hospitais. Paralisados desde o último dia 2, profissionais de saúde, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais, entre outros, tem mostrado revolta e disposição de luta para enfrentar o descaso e a intransigência da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Já são 15 dias de uma forte luta.

A pauta de reivindicações da categoria pede um reajuste de 15% (referente à inflação dos últimos dois anos), implantação de uma tabela de incentivo à qualificação, incorporação de gratificações, concurso público e melhores condições de trabalho para diminuir a superexploração dos servidores. Os profissionais de saúde ainda reivindicam o pagamento de plantões trabalhados entre agosto de 2010 e março de 2011 e a conclusão das reformas nos hospitais Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, e Rafael Fernandes, em Mossoró.

Abandono e desabastecimento
Não é novidade nenhuma que, por todo o país, a saúde pública é tratada com descaso pelos governos. Mas, ultimamente, o problema está atingindo níveis cada vez mais inaceitáveis. O abandono e a falta de investimentos do SUS se refletem na falta de leitos hospitalares, superlotação, macas nos corredores, insuficiência de profissionais, medicamentos e aparelhos básicos, além dos baixos salários dos servidores. No Rio Grande do Norte, essa também tem sido a realidade nos hospitais estaduais. Uma situação que vem piorado muito desde o início do mandato de Rosalba Ciarlini.

No Hospital-Maternidade Santa Catarina, em Natal, onde trabalha a enfermeira Simone Dutra, as condições são de calamidade. “Não temos nem mesmo o mínimo para trabalhar. É recorrente a falta de álcool, sabão para lavar as mãos, papel higiênico, lençóis, material de limpeza para higienizar o hospital. Há cinco anos o pronto-socorro se arrasta numa reforma interminável, deixando pacientes de todos os tipos misturados e amontoados. Além disso, a sala de raios-x não funciona. É uma política de abandono deliberada do governo.”, acusa Simone Dutra.

Ainda neste mesmo hospital, na ala da maternidade, bebês que precisam de leitos de UTI neonatal, como os prematuros, estão correndo risco de morte por falta de estrutura e vagas no setor. A insuficiência de profissionais tem deixado oito leitos de UTI sem uso e encostados num canto da sala.

Já em Mossoró, o Hospital Rafael Fernandes, que trata pacientes com doenças infectocontagiosas, também enfrenta uma situação de catástrofe. “Aqui em Mossoró os problemas que enfrentamos são gritantes. No Hospital Rafael Fernandes, em função do atraso na conclusão da reforma, pacientes com diversas doenças infectocontagiosas convivem lado a lado, por ausência de uma estrutura que os acomode de forma adequada. Além disso, os profissionais que atuam no laboratório da cidade fazem cota para comprar água mineral, luvas, copos descartáveis. Nem mesmo o mínimo de estrutura é fornecido a estes trabalhadores”, denuncia João Morais, diretor regional do Sindsaúde na cidade.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Deu na Imprensa

Trabalhadores fazem protesto em frente ao Hospital São Camilo

Em vias de demissão, trabalhadores do Hospital São Camilo realizaram protesto na tarde dessa quarta-feira, 11. O movimento foi realizado por cerca de 20 funcionários que estavam de folga e cobravam a realização de concurso público específico para eles. O diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Mossoró (SINDSAÚDE), João Morais Pereira, destacou que esses funcionários estão sob constantes ameaças de demissão, "sendo que uma parte já foi dispensada e está sendo substituída por profissionais sem experiência no atendimento psiquiátrico", reclamou o sindicalista. "Profissionais de outras áreas da saúde estão sendo destacados para trabalhar com pacientes que necessitam de atendimento especializado", acrescentou.

Os trabalhadores também pretendiam paralisar as atividades do São Camilo por três horas, mas não conseguiram "por que os funcionários que estavam em horário de trabalho foram ameaçados de demissão por justa causa", informou João Morais Pereira.

A demissão dos funcionários do São Camilo, que não são concursados, faz parte do cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pela Prefeitura de Mossoró com o Ministério Público. A reportagem tentou falar com o gerente municipal da Saúde, Benjamin Bento, mas ele estava viajando e o celular estava fora de área.

Fonte: Jornal de Fato - 12/04/2012

Deu na Imprensa

Servidores da Casa de Saúde São Camilo pedem regularização de técnicos em enfermagem

Funcionários da Casa de Saúde São Camilo de Lellis realizaram ontem protesto em frente à unidade hospitalar. A manifestação teve como objetivo pressionar a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) a tomar uma posição quanto à regularização dos profissionais técnicos em enfermagem que atuam no hospital.

Segundo o diretor regional do Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN), João Morais, os técnicos em enfermagem contratados estão receosos quanto ao futuro profissional deles. "Eles temem ser demitidos a qualquer momento", diz o sindicalista.

Cerca de 60 trabalhadores técnicos em enfermagem contratados estão ameaçados de demissão. O psiquiatra Genário Freire explica que o principal problema da questão não está no número de pessoas desempregadas, mas na falta de profissionais qualificados para substituir os trabalhadores que atuam há anos na unidade.

Ele informa que muitos destes profissionais trabalham na Casa de Saúde desde que ela foi fundada e ao longo desse tempo adquiriram vasta experiência no tratamento de pessoas com doenças mentais.

"Em 2007, quando o hospital passou a ser administrado pelo município, esses especialistas ficaram em uma situação complicada, pois o Ministério Público cobra que os trabalhadores sejam contratados por concurso", diz, acrescentando que este é o ponto de dilema: "Demite-se o funcionário antigo e contrata novatos sem experiência ou deixa esses funcionários de forma irregular?", questiona o profissional.

Para o questionamento, os funcionários sugerem que a Prefeitura faça um concurso público para a Casa de Saúde São Camilo de Lellis específico para a unidade. "A proposta é que o edital do certame estabeleça como pré-requisito experiência com pacientes de doença mental", esclarece Freire.

O concurso pedido pelos profissionais é do mesmo molde do concurso que será realizado para a contratação de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Conforme Geraldo Freire, assim como no Samu são necessários profissionais especializados em atendimento em urgência, no São Camilo de Lellis é fundamental que os profissionais que trabalhem na unidade tenham experiência com o tratamento de pessoas com doença mental.

"Queremos uma definição de como será o futuro destes profissionais. É importante que a prefeitura tome um posicionamento, pois os funcionários não têm condições de trabalhar sob ameaça. Queremos ver o hospital funcionando da maneira correta", finaliza Freire.

Servidores da saúde de Mossoró fazem ato público em Caicó
Em greve desde o início desta semana, os servidores da saúde de Mossoró se preparam para participar de um ato conjunto em Caicó. João Morais informa que na sexta-feira, 13, irá uma caravana com cerca de 50 funcionários mossoroenses para Caicó para fortalecer o momento no município do Seridó.

João Morais informa que a paralisação está forte e atinge com mais intensidade os serviços do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), Hospital Rafael Fernandes, Banco de Leite de Mossoró e a citopatologia. "Estamos mantendo apenas os 30% dos serviços previstos em lei", diz.

De acordo com o sindicalista, no HRTM estão sendo atendidas somente as urgências e emergências e o laboratório está em regime de escala. O mesmo esquema de escalas está sendo adotado pelo Rafael Fernandes, Banco de Leite e citopatologia.

O sindicalista informa que no dia 16 os servidores da saúde terão uma audiência com o secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, e o secretário estadual de Administração, Álber Nóbrega, para discutir as reivindicações da categoria.

A principal reivindicação dos profissionais é a melhora nas condições de trabalho. Além disso, os servidores pedem reajuste salarial de 14,92% referente à inflação dos últimos dois anos. A categoria também pleiteia o pagamento dos plantões indenizatórios relativos aos meses de agosto de 2010 a março de 2011.

Os profissionais ainda pedem a implantação de uma tabela de incentivo à qualificação, incorporação de gratificações e a convocação dos concursados para haver uma melhoria nos serviços oferecidos e para diminuir a sobrecarga dos servidores.

Fonte: O Mossoroense - 12/04/2012

Deu na Imprensa

Sindicato denuncia ao Coren prática ilegal da medicina no Hospital da Mulher de Mossoró

Na tarde de ontem, 11, a Assembleia Legislativa realizou audiência pública para discutir evidências de irregularidades na gestão do Hospital Materno-Infantil Maria Alice Correia, conhecido como Hospital da Mulher de Mossoró. Na ocasião, representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) externaram que receberam denúncia sobre a prática irregular de medicina na unidade.

Conforme a denúncia encaminhada pelo Sindicato dos Médicos aos Conselhos Regionais de Medicina (CRM) e de Enfermagem, um técnico de enfermagem, que trabalha como auxiliar de um anestesiologista, estaria atuando como profissional de forma irregular.

De acordo com o presidente do CRM do RN, Jeancarlo Fernandes, hoje, 12, representantes do Coren estarão em Mossoró para averiguar se a denúncia procede. Caso seja confirmada a prática irregular, o profissional de enfermagem e o anestesiologista responderão processo administrativos junto ao Corem e CRM, respectivamente.

"Na semana passada, o CRM esteve no Hospital da Mulher de Mossoró para apurar denúncia semelhante. Na visita, não pudemos constatar se a informação era verídica. Agora, temos o conhecimento de que o Corem recebeu uma mesma denúncia. Então, vamos apurar para ver se as informações têm fundamento", diz Jeancarlo Fernandes.

A direção do Hospital da Mulher de Mossoró declarou, através da sua assessoria de imprensa, que a informação de desvio de funções na unidade não procede. A direção destaca que todos os profissionais são contratados para atuar em suas devidas funções.

Ela destaca que pode estar havendo uma confusão, justificada pelo fato de alguns enfermeiros contratados pela Unidade ainda não terem o registro definitivo no Coren. "Mas todos já deram entrada e estão com o registro provisório, aguardando somente o envio do documento pelo Conselho", frisa a assessoria.

CONTRATO EM INVESTIGAÇÃO
O contrato entre o Hospital e a Organização da Socidade Civil de Interesse Público (Oscip) que gere a unidade, a A. Marca também é alvo de investigação do Conselho Estadual de Saúde (CES). Segundo o órgão, o contrato apresenta diversas irregularidades.

Primeiramente, segundo o Conselho, o governo celebrou o contrato sem autorização prévia da Assembleia Legislativa e sem licitação, alegando situação emergencial. Também se questiona a data de início da concessão da gestão à A. Marca - sabe-se que o contrato é de 180 dias.

O projeto do hospital também não foi submetido ao colegiado (em desacordo, portanto, com a Lei Nº. 9790/1999, que dispõe sobre terceirização de "atividades-meio" pelo terceira setor), o modelo de terceirização e o pré-projeto de criação não foram discutidos da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), nas Comissões Intergestores Regionais das 2ª e 6ª regiões nem no contexto de implantação da Rede Cegonha.

Equívocos também no Diário Oficial. A execução das obras, junto ao aluguel do prédio da Unimed, foram iniciadas em fevereiro, mas a publicação só ocorreu em 31 de março. Com isso, feriu o princípio da publicidade, o mais fundamental de todos os princípios constitucionais, por garantir a transparência das atividades governamentais e sua fiscalização por órgãos competentes e pela imprensa.

O secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, justificou o "atropelamento" dos trâmites burocráticos devido à urgência de se instalar um hospital marterno-infantil em Mossoró.

Fonte: O Mossoroense - 12/04/2012

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Deu na Imprensa

Sindicato da Saúde oficializa greve geral em Mossoró

Aconteceu ontem pela manhã no Hospital Rafael Fernandes, no Laboratório Regional de Mossoró (Larem) e no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) atos públicos promovidos pelos profissionais da saúde marcando assim o início da greve em Mossoró. A decisão de paralisar as atividades no Estado foi decidida desde o dia 16 de março durante assembleia. Em Natal, os profissionais aderiram à greve no início deste mês.

De acordo com o diretor regional do Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde), João Morais, a principal reivindicação dos profissionais é a melhora nas condições de trabalho, pois além da sobrecarga de alguns funcionários, eles não possuem uma estrutura mínima para realizarem as atividades diárias.

"Aqui em Mossoró são notórios os problemas pelos quais passamos. No Rafael Fernandes, devido à demora da reforma, pacientes com diversas doenças infectocontagiosas convivem lado a lado, por ausência de uma estrutura que os acomode de forma adequada. Além disso, os profissionais que atuam no Larem fazem cota pra comprar água mineral, luvas, copos descartáveis, porque o mínimo de estrutura não é fornecido a estes trabalhadores", destacou João.

Outro ponto de destaque nas discussões é o não-atendimento dos pedidos de reajuste salarial de 14,92 %, referente à inflação dos últimos dois anos. A categoria também pede que a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) pague os plantões indenizatórios relativos aos meses de agosto de 2010 a março de 2011.

"Na última reunião que a classe realizou com o secretário de Saúde e com o secretário de Administração, foi estabelecido que seria realizado o pagamento dos plantões indenizatórios, a partir deste mês, mas para isso a greve deveria ser paralisada. Desta forma, não pudemos aceitar a proposta", disse o diretor do Sindsaúde.

Os profissionais também pedem a implantação de uma tabela de incentivo à qualificação, incorporação de gratificações e a convocação dos concursados, para haver uma melhoria nos serviços oferecidos e para diminuir a sobrecarga dos servidores.

Segundo João Morais, os principais hospitais públicos da cidade já começaram a atuar com o número de profissionais reduzido devido à escala de greve. Durante este período os hospitais funcionam com apenas 30% de seu quadro de funcionários, dando-se prioridade aos casos de urgência e emergência.

Haverá outra reunião na próxima segunda-feira (16), com a presença dos secretários Domício Arruda, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), e Álber Nóbrega, da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) e da comissão de negociação do Sindsaúde, para serem discutidas novas propostas.

Fonte: O Mossoroense - 10/04/2012

Deu na Imprensa

Sindsaúde diz que uso de lavanderia do HRTM pelo Hospital da Mulher gera prejuízos a pacientes

A utilização da lavanderia do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) pelo Hospital da Mulher Parteira Maria Correia tem preocupado a direção regional do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN). Segundo o diretor regional João Morais, o fato estaria prejudicando pacientes do HRTM, uma vez que em determinados momentos faltam lençóis limpos na unidade hospitalar.

"O Tarcísio Maia precisa parar a atividade na lavanderia à noite porque o Hospital da Mulher está utilizando o espaço nesse horário. Com isso, a lavagem das roupas e lençóis do HRTM está sendo prejudicada", enfatiza João Morais.

O diretor destaca ainda que o Sindsaúde encaminhou ofício à 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró relatando a situação. "É um absurdo um hospital que foi inaugurado recentemente, e recebe mais de R$ 2 milhões mensalmente, não possuir uma lavanderia própria. Por isso acionamos o Ministério Público, mas até agora não obtivemos nenhuma resposta", afirma.

A reportagem do jornal O Mossoroense entrou em contato com a assessoria de imprensa do Hospital da Mulher, que, diferentemente da informação repassada pelo Sindsaúde, informou que o horário em que está sendo utilizada a lavanderia do HRTM, a partir da meia-noite, não acarreta prejuízos à unidade.

"Como o Hospital da Mulher ainda não possui lavanderia própria, e não há como o serviço ser terceirizado aqui na cidade, um acordo entre a Secretaria de Saúde Pública e o Tarcísio Maia foi firmado no sentido de possibilitar a utilização do espaço, a partir da meia-noite, horário em que a lavanderia não estava sendo utilizada. O Hospital da Mulher está disponibilizando toda a parte de recursos humanos e também de material para a lavagem", defende a assessoria.

A direção regional do Sindsaúde, no entanto, rebate a versão apresentada pela assessoria. "Sempre foram realizadas atividades no horário noturno, a lavanderia funciona 24 horas. Há inclusive funcionários que recebem adicionais noturnos pelo trabalho executado", diz João Morais.

O Hospital da Mulher, através de sua assessoria, insiste na defesa de que a situação não está acarretando prejuízos. "Nem o HRTM, nem os pacientes estão sendo prejudicados. E por enquanto, o acordo firmado será mantido", conclui a assessoria de imprensa.

Fonte: O Mossoroense - 10/04/2012

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Nota do Sindsaúde de Mossoró

FORTALECER A GREVE DA SAÚDE E DEFENDER O SERVIÇO PÚBLICO!

Desde o dia 2 de abril, os servidores estaduais da saúde do RN estão em greve. Para a direção da Regional do Sindsaúde de Mossoró, a paralisação é muito importante para fortalecer a Campanha Salarial 2012 e forçar o governo de Rosalba Ciarlini (DEM) a negociar. Não podemos medir esforços para construir essa greve contra a intransigência da governadora e em defesa da saúde pública. É preciso lutar muito para mobilizar as categorias e unir todos os servidores.

Reivindicamos o pagamento do reajuste de 14,92% (inflação dos últimos dois anos), implantação da tabela de incentivo à qualificação, incorporação de gratificações, contratação de mais servidores e melhores condições de trabalho. Também precisamos cobrar do governo o pagamento de plantões trabalhados entre agosto de 2010 e março de 2011 e a finalização das reformas nos hospitais Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, e Rafael Fernandes, aqui em Mossoró.

Além disso, não podemos nos deixar intimidar pelos diretores dos hospitais e demais locais de trabalho, que vão querer fazer de tudo para impedir a greve. No Hospital Tarcísio Maia, o diretor arrancou as nossas faixas. Mas isso não pode nos amedrontar. É preciso seguir com a luta para alcançar a vitória. O Sindsaúde de Mossoró está nessa batalha.

Direção da Regional do Sindsaúde/RN de Mossoró

terça-feira, 3 de abril de 2012

Deu na Imprensa

Servidores da saúde estadual param

Categoria pede reajuste de 14,72%, além de benefícios e melhoria das condições de trabalho

Uma nova onda de greves começa a se desenhar no Rio Grande do Norte. Após a deflagração do movimento, na quinta-feira passada, pelos professores e servidores municipais que chegaram a fazer acampamento em frente ao Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura de Natal; ontem foi a vez dos servidores da Saúde do Estado iniciarem uma greve por tempo indeterminado. Liderados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sindsaúde), eles se concentraram ontem em frente ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, de onde saíram em passeata até o Hemonorte, Centro de Reabilitação Infantil (CRI) e Hospital Psiquiátrico João Machado. Em cada uma das unidades, fizeram ato público de 10 minutos explicando aos usuários o motivo da paralisação.

A pauta pede, principalmente, o pagamento do reajuste de 14,92% (referente a inflação dos últimos dois anos), implantação de uma tabela de incentivo à qualificação, incorporação de gratificações, contratação de pessoal e melhores condições de trabalho para diminuir a sobrecarga dos servidores. A pauta também pede o pagamento de plantões trabalhados entre agosto de 2010 e março de 2011 e a finalização das reformas nos hospitais Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, e Rafael Fernandes, em Mossoró. Na manifestação de ontem havia caravanas de diversos municípios, como Pau dos Ferros, Caicó, Apodi, Currais Novos e Mossoró.

Com informações do Diário de Natal (03/04/2012)

Deu na imprensa

Servidores param a saúde e negociação não avança

Os Servidores da Saúde Estadual estão em greve. O encontro realizado no final da manhã de ontem na sede da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Searh), com a presença dos secretários Domício Arruda (Sesap) e Alber Nóbrega (Searh) e da comissão de negociação do Sindsaúde não foi suficiente para paralisar o movimento grevista. A proposta de aumento em 14,92% no salário-base da categoria não foi acatada pelo Governo, o que gerou a paralisação.

No Estado são 15 mil servidores estaduais da saúde. Entre as reivindicações gerais do Sindsaúde estão o aumento de 14,92%, adicional de insalubridade, convocação de concursados e sobre o adicional de insalubridade estão a exigência do pagamento imediato dos processos já liberados e o retorno do adicional para os que perderam e também para os que nunca ganharam.

"O que foi oferecido para os servidores não é suficiente. A única proposta concreta apresentada foi a do pagamento de uma dívida de R$ 4 milhões, referente ao pagamento dos plantões atrasados para cerca de mil servidores. E esse pagamento aconteceria com uma condicionante: com a suspensão da greve. Por isso decidimos permanecer com o movimento", explicou Sônia Maria Godeiro, diretora do Sindsaúde.


Fonte: informações da Tribuna do Norte

Corrupção

O senador do bicheiro na corda bamba

Demóstenes Torres se enrola para explicar ligação com Carlinhos Cachoeira

Mais um suposto defensor da ética no Congresso foi pego de calças curtas. Desta vez, o então arauto da honra e dos bons costumes, o senador e ex-procurador Demóstenes Torres (DEM-GO), se vê cada vez mais enrolado. O dirigente dos demos até agora não conseguiu explicar sua estreita relação com o contraventor Carlinhos Cachoeira, famoso bicheiro e operador de uma rede de jogos de azar, preso durante a Operação Monte Carmelo da Polícia Federal.

Diante da avalanche (ou cachoeira) de denúncias que atingem o então ilibado senador, a única resposta tem sido o silêncio. E não é difícil entender a razão. Entre as revelações divulgadas nas últimas semanas constam a geladeira e o fogão importados, ambos no valor de R$ 27 mil, que o contraventor presentou Torres, além do depósito de R$ 3 mil realizado por Cachoeira para pagar uma conta de táxi aéreo do senador. O nó, porém, está no Nextel dado pelo bicheiro a Demóstenes Torres. O rádio habilitado nos EUA seria supostamente à prova de grampo e serviria para as conversas reservadas entre o senador e o bicheiro. Quase 300 ligações, segundo as investigações.

O parlamentar sustenta que teria apenas uma relação de amizade com Cachoeira. No blog do também amigo Reinaldo Azevedo, colunista da revista Veja, o senador afirma que "há muita coisa da vida pessoal de um círculo de pessoas, intimidades, conversa do dia-a-dia" para justificar o número de ligações. Detalhes das investigações da Polícia Federal e vazadas para a imprensa, porém, mostram uma relação bem mais "profissional".

O senador, ex-secretário de segurança de Goiás, passaria ao contraventor informações de reuniões internas do Senado. Segundo reportagem da revista Carta Capital, Demóstenes teria direito a 30% dos ganhos do bicheiro nessa parceria. Isso daria a bagatela de R$ 50 milhões nos últimos seis anos. Para a Polícia Federal, não é novidade o envolvimento do senador nos esquemas de jogos ilegais. Demóstenes foi pego em duas investigações contra a contravenção, como a Operação ‘Las Vegas’ e Monte Carmelo.

Um dos aspectos mais estranhos nessa história, típica de um filme da máfia, é a recusa da Procuradoria Geral da República em investigar o senador, já que desde 2009 um inquérito da Polícia Federal já estava na mesa do procurador-geral Roberto Gurgel, dando conta do envolvimento de Demóstenes com o contraventor. Só agora, quando o escândalo vem à tona e não há como fazer diferente, o procurador pediu ao Supremo Tribunal Federal a abertura de inquérito para investigar o caso.

Quem é Demóstenes?
O então líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres, construiu sua carreira política sob a imagem de parlamentar ‘íntegro’ e ‘honesto’. Era um dos principais defensores que o DEM, em sua crise após deixar o Governo Federal, se assumisse mais claramente como uma sigla de direita.

No ano passado, o parlamentar deu uma pequena mostra do que talvez significasse isso. Em um raivoso discurso contra as cotas raciais (o DEM foi à Justiça contra as cotas na UnB), o senador afirmou que a escravidão havia sido ‘lucrativa’ para a África, responsabilizando os negros pela condição em que sofreram por séculos no país. Não contente, Demóstenes foi além e chegou a negar que mulheres negras escravas tivessem sido estupradas. Para ele, foi tudo ‘consensual’.

Embora Demóstenes Torres tenha tentado passar uma imagem de uma direita supostamente moderna e honesta, tendo importantes setores da mídia ao seu lado, não representava mais que a velha direita, machista, racista e elitista do velho PFL. E corrupta, como podemos ver agora.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Agentes de Saúde de Mossoró

APROVADOS EM CONCURSO AINDA NÃO FORAM CONVOCADOS

Em 2011, a Prefeitura de Mossoró realizou concurso público para os cargos de agentes comunitários de saúde. Foram abertas 38 vagas, uma para cada unidade de saúde do município. Entretanto, até o momento, nenhum aprovado no concurso foi convocado para assumir sua vaga, nem mesmo aqueles que passaram em primeiro lugar. A Prefeitura alega não poder convocar os concursados em função do Limite Prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Vai ter que chamar. Se fez o concurso por necessidade, se estava previsto no orçamento, então tem que chamar. Não pode dizer agora que não tem dinheiro.”, reclama José Francisco dos Santos, aprovado no concurso.

Ao todo, Mossoró possui algo em torno de 435 agentes comunitários de saúde, número insuficiente para atender a cidade. “Seria preciso, no mínimo, mais 150 agentes para melhorar o atendimento desse serviço de saúde para população. Assim, aumentaria a quantidade de visitas e a cobertura do trabalho.”, argumenta Nadjane da Silva, diretora do Sindsaúde de Mossoró.

Mas se depender da boa vontade da prefeita Fafá Rosado (DEM), isso não vai acontecer. O descaso da Prefeitura com a qualidade do serviço é grande, e a Lei de Responsabilidade Fiscal só piora as condições, já que impede melhorias no serviço público. “Eu investi muito, deixei um emprego e agora estou nessa situação.”, diz a aprovada Francisca Valéria.

O Sindsaúde de Mossoró vai reunir os aprovados e entrar na justiça com uma ação coletiva para garantir a convocação desses trabalhadores.