segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Ato Público contra o atraso nos salários da Saúde Estadual


Protesto na Governadoria!

Assembleia estadual discute Plano de Cargos e aprova ato contra atraso no pagamento

Nesta sexta, 27, os servidores da saúde estadual fizeram a primeira assembleia após a greve de 34 dias. No dia anterior, o governo Rosalba, em uma coletiva, anunciou o atraso do pagamento para os servidores que recebem mais de R$ 3 mil. Estes irão receber os salários apenas no dia 10 de outubro. A assembleia aprovou um ato nesta quarta, dia 2, às 09h, na Governadoria.

“Este luta não é só de quem recebe acima de R$ 3 mil. Hoje o governo está mexendo no salário só destas pessoas, mas no mês que vem pode ser no de todo mundo. Não podemos deixar isso passar”, afirmou Rosália Fernandes, diretora do Sindsaúde-RN.

O ato de quarta-feira será unificado com outros sindicatos do funcionalismo. Nesta segunda, 30, uma reunião no Sindsaúde contou com a presença do Sinai, Sinsp e Sinte. Os sindicatos definiram que o protesto e o ponto de encontro será em frente à Governadoria, às 09h, e definiram que também irão, à tarde, ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas, protocolar uma representação contra o governo, pelo atraso nos pagamentos, e questionando as contas apresentadas pelos secretários.

PLANO DE CARGOS - Na assembleia, o Sindsaúde apresentou o relatório do Seminário sobre o Plano de Cargos, Salários e Remuneração (PCCR), que reuniu 120 pessoas no dia 18. O encontro discutiu os principais propostas a ser defendidas pelos servidores na Comissão de Revisão do PCCR, na qual faz parte o governo e o sindicato. Após a discussão, os servidores aprovaram os seguintes pontos:

Data base – Foi aprovada a proposta de criação de uma data base para os servidores da saúde, no mês de abril.

Níveis – Diante da dificuldade cada vez maior em se aposentar, foi aprovada que os servidores irão defender a criação de mais quatro níveis na tabela do PCCR. Cada nível equivale a dois anos de trabalho. Com isso, a proposta é que a tabela vá de 16 para 20 níveis.

Internível – A proposta aprovada é que a diferença entre cada nível seja de 5%. Ou seja, a cada dois anos, o servidor teria 5% a mais em seu salário-base.

Progressão por qualificação – Os servidores aprovaram o resgate da tabela de qualificação, para que os servidores recebam uma remuneração a mais, de acordo com sua formação.

Outros aspectos do plano serão discutidos em assembleias posteriores, como a jornada (20, 30h), e a avaliação de desempenho. Sobre este último, a direção do sindicato irá divulgar em sua imprensa as diferentes opiniões dos servidores, para que a categoria possa conhecer as polêmicas e debater o assunto até a próxima assembleia.

Fonte: Sindsaúde/RN Estadual

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Na luta contra o machismo e a exploração

SINDSAÚDE DE MOSSORÓ PARTICIPA DO I ENCONTRO ESTADUAL DO MOVIMENTO MULHERES EM LUTA (MML) NO RN

Um momento histórico para as mulheres trabalhadoras do Rio Grande do Norte. Assim foi o I Encontro Estadual do Movimento Mulheres em Luta (MML), ligado à Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), que ocorreu no último sábado (21), na Escola Estadual Winston Churchill, em Natal. O encontro reuniu mais de 80 mulheres, entre servidoras da saúde, professoras, bancárias e estudantes, para discutir a importância das trabalhadoras nas lutas que vem ocorrendo no Brasil desde junho.

Durante todo o dia, elas também debateram diversos outros temas, como violência, aborto, falta de creches, homofobia e a participação das mulheres nos sindicatos e em movimentos populares. Ao final, uma coordenação executiva do movimento no RN foi escolhida, com participação do Sindsaúde, Sindicato dos Bancários, Sintest, Oposição Sinte/RN, ANEL e LSR. O evento serviu ainda de preparação para o encontro nacional, que será realizado nos dias 4, 5 e 6 de outubro, em Minas Gerais.

O Sindsaúde Regional de Mossoró enviou uma caravana de trabalhadoras e trabalhadores que participaram ativamente do encontro. Para Antônia Géssia, da diretoria do sindicato, o encontro é o primeiro passo para fortalecer a organização das mulheres no estado. “O encontro foi muito importante para começarmos a nos organizar nesse movimento para lutar contra o machismo, a exploração e exigir dos governos a garantia dos nossos direitos, creches, punição aos agressores e medidas de proteção.”, destacou.




sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Deu na Imprensa

Prefeitura anuncia nomeação de 60 agentes comunitários de saúde

A Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) anunciou a nomeação de 60 agentes comunitários de saúde aprovados no concurso público realizado em 2010. A posse dos novos servidores, segundo o Executivo municipal, está agendada para o dia 24 deste mês.

De acordo com o diretor regional do Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN), João Morais, a categoria vinha lutando desde o início do ano pela nomeação dos aprovados no concurso. "Após a pressão que fizemos, a prefeitura convocou os agentes de saúde em junho, e desde então eles aguardavam a nomeação", revela.

João Morais lembra que a nomeação dos convocados, inclusive, era um dos itens da pauta de reivindicações da última mobilização da categoria. "Depois de muita luta conseguimos conquistar a nomeação dos agentes de saúde. É um avanço para a categoria", avalia o sindicalista. Ele destaca que a categoria continuará com as mobilizações na luta pelo auxílio transporte e a contratação dos agentes de endemias.

Conforme o secretário municipal da Administração, Antoneide Lima, os agentes de saúde vão fortalecer o trabalho na atenção básica. Os profissionais vão atuar nas ações do Programa Saúde da Família, reforçando o trabalho feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Fonte: O Mossoroense – 11/09/2013

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Deu na Imprensa: vídeo

Servidores da saúde suspendem greve, mas a luta continua


Fonte: Portal da TCM

Deu na Imprensa

PMM adia reunião e Sindsaúde decide pressionar com no Palácio da Resistência

Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias do município de Mossoró se reuniram ontem pela manhã em assembleia para se informarem acerca da audiência entre o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN) e Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) prevista para a última segunda-feira.

No entanto, a audiência do sindicato com a Prefeitura não foi realizada. "Fomos informados que a audiência foi adiada para quarta-feira. Como os servidores se reuniram, acabaram decidindo que todos irão ao Palácio da Resistência amanhã (hoje) até que a audiência seja realizada para debater pontos importantes para a categoria", esclarece João Morais, coordenador regional do Sindsaúde/RN.

O sindicalista elenca os pontos de pauta que devem ser debatidos com a PMM. "Precisamos de uma resposta da Prefeitura acerca do não-pagamento do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). Segundo o Banco do Brasil, não foi pago porque a PMM não informou a Rais (Relação Anual de Informações Sociais). Outra questão é o aumento do teto do auxílio-transporte que é o mesmo há dois anos e, com o reajuste dos salários, muitos perderam o benefício", afirma.

Os servidores também reivindicam a nomeação dos agentes de saúde convocados no mês de junho, insalubridade de cerca de 50 agentes de saúde e convocação de agentes de endemias. "Ficamos sabendo que 17 zonas estão descobertas do trabalho do agente de endemias. Por esse motivo, é urgente que esse pleito seja atendido", destaca João Morais.

A equipe de reportagem do jornal O Mossoroense tentou entrar em contato com a secretária municipal da Saúde, Jaqueline Amaral. No entanto, ela não atendeu as ligações nem retornou o contato.

Servidores da saúde suspendem greve
Os servidores estaduais da saúde decidiram suspender a greve iniciada desde o dia 1º de agosto. A decisão foi tomada ontem, 3, em assembleia realizada em Natal.

Os trabalhadores estavam acampados em frente à casa da governadora Rosalba Ciarlini desde o dia 21 e decidiram acatar proposta do Governo do Estado acerca da correção da tabela do Plano de Cargos, Salários e Remuneração (PCCR).

Além disso, outros pontos do acordo com o governo foram os seguintes: a formação de uma comissão para a revisão do PCCR; garantia da paridade da gratificação de jornada especial e gratificação de atividade estadual para os aposentados a partir de janeiro, fevereiro e março com pagamento de retroativo.

Também foi discutida a convocação de concursados para os hospitais da Polícia Militar Coronel Pedro Germano, Regional do Seridó e unidades da região metropolitana nos meses de setembro, outubro e novembro, respectivamente; e a aplicação da correção das tabelas salariais da Lei 333/06, do Plano de Cargos e Salários para março, abril e maio após a incorporação de 25% das gratificações no mês de fevereiro.

Apesar do final da paralisação, os servidores irão permanecer em "estado de greve" para iniciar outro movimento paredista, caso o governo não cumpra o acordo.

Fonte: O Mossoroense – 04/09/2013

Saúde vai seguir lutando!

A greve acabou, mas o caos na saúde continua. Fora Rosalba!

Nota do Sindsaúde à população sobre o fim da greve.

Nesta terça-feira, 3, nós, servidores da saúde do Rio Grande do Norte, decidimos suspender a greve iniciada em 1º de agosto. Voltamos ao trabalho e permanecemos em estado de greve, mobilizados, pois não confiamos neste governo. Guardamos os nossos coletes, mas se o governo não cumprir o combinado, a greve pode voltar.

A nossa greve foi uma greve histórica, uma das maiores e mais fortes que a Saúde já fez. Nestes 34 dias, fomos às ruas, ocupamos a Sesap e ficamos durante 14 dias em frente à mansão da governadora Rosalba. 

Somos guerreiros e guerreiras, dormindo em barracas, seguindo a governadora, marchando pelas ruas em defesa da saúde pública. O governo ameaçou cortar o ponto e o eventual, pediu a ilegalidade da greve e liberou o assédio nos hospitais. Os servidores – incluindo muitas chefias – resistiram à pressão. No final, o governo não só não recuou do corte do ponto, como ainda teve que se comprometer com a tabela correta do nosso plano.

A proposta do governo, enviada pela Sesap, atendeu parcialmente às nossas reivindicações. O governo se comprometeu finalmente com a correção da tabela do nosso plano de cargos. Isso foi uma vitória da nossa luta. No entanto, isso só estará em vigor a partir de março de 2014. O pagamento do percentual que os aposentados têm direito também só será feito a partir do ano que vem. 

Para o Sindsaúde, o prazo longo apenas demonstra a falta de comprometimento deste governo com a valorização e o resgate dos salários dos servidores. O governo usou o discurso da crise financeira para não dar reajustes aos servidores públicos, quando na verdade há superávit nas contas do estado, que é usado para suas prioridades, como as obras da Copa do Mundo, a publicidade e o pagamento dos juros da dívida do estado. 

Os servidores não lutaram só por salário, mas contra o caos na saúde pública do estado. Infelizmente, o governo não se sensibilizou com as reivindicações de nossa pauta em defesa da saúde. Não se pode ter um atendimento de qualidade, se faltam 220 técnicos de enfermagem, apenas no Hospital Walfredo Gurgel. A proposta do governo não garante praticamente nenhuma convocação para este hospital, assim como o Santa Catarina e o Deoclécio Marques. As convocações vão pouco além das necessárias para a retomada do Hospital da Mulher, em Mossoró, e para o Hospital da PM. Os servidores continuarão trabalhando com sobrecarga e o atendimento continuará prejudicado.

Nestes 34 dias, não foram poucas as vezes em que se tentou relacionar a crise na saúde do estado com a nossa greve. A greve foi suspensa. E agora? Alguém duvida que centenas de pessoas continuarão morrendo todos os meses por falta de atendimento, por falta de medicamentos e de leitos? A população sabe muito bem que a responsabilidade do caos nos hospitais é dos governos, que não financiam a saúde pública. A verdade é que o caos na saúde no governo de Rosalba vai continuar, mesmo com todas as maquiagens que se possa inventar. 

Saímos da greve ainda mais convencidos que precisamos lutar para derrubar o governo de Rosalba Ciarlini, um governo repudiado por 83% da população, responsável pelo caos no estado. Nossa greve ajudou a desmascarar esse governo. Mas, para podermos enfrentar o caos na saúde, é preciso retirar Rosalba de lá.

Nós servidores da saúde agradecemos o apoio que recebemos nestes dias, a solidariedade das demais categorias e da juventude. Nos sentimos vitoriosos por tudo o que fizemos. Saímos de greve, mas a nossa luta continuará todos os dias, pelo Fora Rosalba e pela defesa da saúde pública, gratuita e de qualidade.

Natal, 03 de setembro de 2013

Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN)
www.sindsaudern.org.br