quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Posto de Saúde do Boa Vista fecha por falta de material

Foto: Olivar Silveira



Funcionários da UBS do Boa Vista decidiram, com anuência da direção, encerrar as atividades do posto até o final de 2016. O motivo é a falta generalizada de material, que inviabiliza o funcionamento da unidade.

Falta seringa, vacina, luva, máscara, entre outros materiais essenciais para o desenvolvimento do trabalho dos servidores. “Nós não temos nada a oferecer a população. Lá no posto não tem nada. Falta tudo. Não temos seringa, vacina, papel, luva, máscara. Nós funcionários conversamos com a diretora e ficou decidido que só retornaríamos no dia 2 de janeiro. Lá não tem material de trabalho”, disse a funcionária em entrevista ao Jornal De Fato

Outros fatos, como problemas na infraestrutura da unidade, cadeira do dentista quebrada, atraso no pagamento do funcionalismo municipal da saúde e falta de segurança também motivaram a suspensão das atividades.


quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Tomógrafo do Tarcísio Maia é uma conquista dos trabalhadores



Após mais de um ano em falta, o tomógrafo foi reinstalado no Hospital Regional Tarcísio Maia neste mês de dezembro. A reinstalação do tomógrafo foi uma necessidade da população de Mossoró e região, bem como uma reivindicação histórica dos profissionais da saúde que foi enfim atendida.

O tomógrafo foi uma conquista da luta dos trabalhadores da saúde, junto da população. Não foi um favor do governo ou de algum deputado. O Sindsaúde Mossoró sempre denunciou a situação dos hospitais públicos e do SUS em geral e cobrou melhorias às autoridades. Pelo menos desde dezembro de 2015 nosso sindicato vem batendo na tecla do tomógrafo, seja na imprensa estadual (Tribuna do Norte), seja na imprensa local (Jornal deFato), seja pelo blog do Sindsaúde Mossoró [1] e [2]. Com a publicação do “Relatório sobre a questão do Tarcísio Maia” – amplamente divulgado nos meios de comunicação, conseguimos aliados como a OAB e o Ministério Público. E não fazendo apenas denúncias, mas também chamando atos públicos para cobrar melhorias para o hospital.

Repetimos: a instalação do tomógrafo não foi um favor da classe política. O povo de Mossoró não esqueceu os crimes de Robinson Faria: o fechamento do Hospital da Polícia e do Hospital da Mulher. As melhorias que vieram para o Tarcísio Maia vieram a duras penas para o Sistema Único de Saúde do oeste potiguar como um todo. Com o congelamento das verbas da saúde promovido pelo governo Temer, e os cortes e sucateamentos promovidos pelo governo Robinson, os trabalhadores da saúde devem começar 2017 com a certeza que só a luta muda a vida, ou no mínimo, só a luta será capaz de não piorar ainda mais a precária situação que a saúde pública já se encontra.  

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Confira as fotos da confraternização natalina do Sindsaúde Mossoró 2016

Neste sábado 17/12 o Sindsaúde Mossoró promoveu sua tradicional confraternização natalina das sócias e sócios. Confira aqui os registros em foto e vídeo desta animada festa, pois nem só de luta vivem os guerreiros!




terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Sindsaúde discute assédio moral e medidas de proteção aos servidores no HRTM



Agressões verbais e psicológicas, infelizmente, são práticas comuns no ambiente hospitalar. Dada essa situação, o Sindsaúde Mossoró foi ao Hospital Tarcísio Maia discutir junto à coordenação de Enfermagem o tema de assédio moral no ambiente de trabalho, bem como deliberar medidas de proteção às trabalhadoras e trabalhadores da saúde nestes casos. 

Com a reunião, decidiu-se como proceder nos casos de assédio moral que venham a ocorrer no interior do H.R.T.M. . O profissional vítima do assédio deve proceder imediatamente à realização de um Boletim de Ocorrência. A coordenação deverá responder com medidas de proteção à estabilidade emocional do servidor. As medidas podem variar do remanejamento temporário do servidor de seu setor, para evitar novas ocorrências, até a dispensa diária do servidor, sem prejuízo de sua remuneração, caso o servidor não tenha mais condições emocionais para continuar em serviço. 

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

SAMU prestes a paralisar em Mossoró, informa diretor técnico

"O SAMU Mossoró vem suportando esta situação unicamente pelos interesses dos servidores que são exemplo de luta e coragem"  (fonte da charge)

O diretor técnico do SAMU em Mossoró, o Dr. José Gilliano Carlos de Freitas, informou em ofício ao Ministério Público o risco de iminente paralisação do serviço na cidade de Mossoró por conta de desabastecimento, falta de manutenção e de pagamento aos funcionários.  O SAMU é um serviço de importância vital para a saúde pública de Mossoró, e não pode parar. O Sindsaúde vem somar a esta denúncia, realizada pela própria direção. para cobrar à prefeitura a normalização dos repasses e dos contratos de fornecimento. Dada à completude das informações contidas no ofício, transcrevemos o documento na íntegra:

Informamos à Vossa Senhoria que o SAMU/Mossoró está com serviços bastante comprometidos, na iminência de ocorrer a total paralisação deste serviço com graves consequências para o atendimento da população da cidade de Mossoró/RN. 
Segue lista dos principais serviços ou falta deles da atual situação do SAMU/Mossoró 
○ Fornecedores de alimentação, água mineral, material de limpeza do prédio;  
○ Fornecedores de material de escritório;  
○ Material para desinfecção das viaturas; 
○ Prestadores de serviços para a manutenção das viaturas; ○ Manutenção de sistema elétrico e hidráulico do prédio; 
○ Manutenção de equipamentos de condicionador, de ar, telefone, internet e sistemas de informática; 
○ Prestador de serviço para manutenção de material médico hospitalar; 
○ Atraso de pagamento de boa parte dos funcionários sem previsão para ser efetuado. 
Outrossim, informamos que o SAMU/Mossoró vem suportando essa situação, unicamente pelos interesses dos servidores que são exemplo de luta e coragem. Agradecemos e nos coloamos à disposição para quaisquer outras informações ou dúvidas. 
Atenciosamente, 
JOSÉ GILLIANO CARLOS DE FREITAS 
MÉDICO & DIRETOR TÉCNICO DO SAMU-MOSSORÓ/RN