Menu

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Deu na Imprensa

SINDSAÚDE MOSSORÓ QUER 15% DE REAJUSTE SALARIAL

O Sindicado dos Trabalhadores em Saúde do RN - SINDSAÚDE Regional de Mossoró se reuniu hoje (29) na sede do sindicato, às 9h30, em assembleia para tratar de assuntos referentes às reivindicações dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.

A pauta da assembleia foi o repasse das informações da audiência com a Secretária Municipal de Saúde, Jaqueline Amaral, que aconteceu ontem (28), às 15h, no Centro Administrativo.

A audiência foi solicitada pelo SINDSAÚDE e teve como pauta a campanha salarial da categoria, que pede reajuste de 15%, além de acertos referentes ao fardamento e à carga horária dos trabalhadores, pagamento de gratificações e encaminhamentos e lutas da categoria.

Em relação à campanha salarial, a proposta do SINDSAÚDE é a de receber as perdas e a porcentagem de reajuste do salário mínimo, que é de 15%. Segundo o presidente do sindicato, João Morais, desde que foi instituído o plano de carreira e cargos a categoria só recebeu 4% de reajuste salarial. “Nós vamos ter que andar de unidade em unidade porque o reajuste do plano de carreira não engloba somente os agentes de saúde, e sim todos os servidores da saúde, por isso a categoria precisa se unir.”, disse João Morais.

Outro ponto da assembleia foi a gratificação para os agentes comunitários de saúde e endemias, que é 50% do salário base. “Vamos provocar para receber uma proposta que será votada em assembleia.”, afirma o presidente.

Já sobre a carga horária o SINDSAÚDE entrou com uma ação cobrando a carga horária de 30 horas do plano de cargos e carreira para os agentes comunitários de saúde e de endemias. A Procuradoria do município já fez a defesa de que os agentes comunitários de saúde já trabalham 30 horas. Segundo João Morais, a procuradoria se baseou no plano de carreira para realizar a defesa.

Atualmente, os agentes de saúde e endemias trabalham em horário corrido pelo fato de não terem o fardamento adequado. A sugestão do SINDSAÚDE é de que os agentes voltem a trabalhar os dois horários e com o fardamento.

Ainda segundo João Morais, existem 6 áreas na cidade descobertas pelos agentes que necessitam realizar o combate à dengue, além de áreas da zona rural. “Para que as ações sejam desenvolvidas as equipes precisam estar completas, o ideal seria a convocação de 120 concursados para a área urbana e 50 para a área rural.”, disse.

Após o repasse das informações aos agentes, o presidente do SINDSAÚDE comunicou que uma nova audiência já está marcada para o dia 14 de fevereiro, às 15h, na Secretaria de Saúde, para definir as reivindicações da categoria junto ao município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário