sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Cultura

ESPECIAL: Os 75 anos do Rei do Rock - Elvis Presley


Por Luciano Borborema,

do portal Território Eldorado


Quem pelo menos uma vez não falou: “Elvis não morreu”. Verdade ou mentira, nesta sexta-feira (08), o homem intitulado Rei do Rock completaria 75 anos. Fato é que sua música e seu estilo seguem vivos até os dias de hoje.


Nascimento

Elvis Aaron Presley (seu nome de batizo) nasceu no dia 8 de janeiro de 1935, na cidade de EastTupelo, Mississippi, nos Estados Unidos. Seu nascimento foi numa Shotgun Shack – uma pequena casa retangular - típica moradia das pessoas pobres nos Estados Unidos.


Presley morou por bastante tempo em condições precárias. Entre 1948 e 1954, Elvis trabalhou em várias atividades. Ele chegou até a ser lanterninha de cinema e motorista de caminhão. Concluiu seus estudos em 1953 e nas horas vagas, cantava e tocava seu violão e, eventualmente arriscava alguns acordes ao piano.


Começo da carreira

Em julho de 1953, no ‘Memphis Recording Service’, filial da Sun Records, Elvis gravava suas primeiras músicas de forma experimental. Entre um ensaio e outro, começou a cantar ‘That's All Right, Mama’ e ‘Blue Moon of Kentucky’. Músicas que depois fariam parte seu primeiro single.


Não demorou muito para as duas canções serem executadas pela primeira vez em rádio de Memphis. O resultado? Sucesso certo. Na época, "Blue Moon Of Kentucky" chegou ao primeiro lugar na parada country da Billboard na cidade de Memphis e "That's All Right" atingiu o quarto lugar da mesma parada.


Já no dia 17 de Julho de 1954, Elvis realiza o seu primeiro espetáculo na cidade de Memphis. De lá para cá, foi um sucesso atrás do outro e o mundo do rock nunca mais foi o mesmo. Principalmente por conta da sua maneira única de dançar. Elvis enlouquecia as plateias com sua sensualidade.


Rock perde Rei

No dia 16 de agosto de 1977, aos 42 anos, o rock se calou. Elvis Aaron Presley morria por conta de um colapso fulminante associado à disfunção cardíaca. O mundo inteiro se comoveu. Fato que no ano passado com a morte de Michael Jackson lembrou a morte do Rei do Rock.


Fãs do planeta inteiro se aglomeraram em maior número em frente a sua mansão. As linhas telefônicas de Memphis ficaram congestionadas. A companhia telefônica chegou a pedir aos moradores para não usarem o telefone a não ser em caso de emergência. As floriculturas venderam todas as flores em estoque. Apesar do seu tumulo em Graceland, muitos não acreditam que Elvis morreu.


Veja e ouça um clássico do Rei.



Quer ver fotos, vídeos e saber mais sobre o Rei do Rock?

E confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário