sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Deu na Imprensa

Hospital Regional Tarcísio Maia permanece com carência de ortopedistas e anestesiologista

O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) continua a enfrentar carência de médicos especialistas. A escala de plantões não está fechada, cujas lacunas provocam ausências de profissionais de várias especialidades para atendimento de urgência e emergência, função do hospital que atende a pacientes de Mossoró e de vários municípios do interior.

As principais carências do Hospital Tarcísio Maia permanecem sendo ortopedia e anestesiologia. A ausência desses profissionais deixa pacientes e vítimas de acidentes automobilísticos e outros traumas sem atendimento: cirurgias não são realizadas e as vítimas chegam a ficar horas agonizando em busca de atendimento pelo Sistema Único de Saúde.

O setor de pediatria é outro gargalo, o que deixa sem atendimento milhares de crianças carentes, que não conseguem atendimento adequado nem mesmo na rede privada. Recentemente, a única clínica pediátrica de Mossoró, a Uniped, encerrou suas atividades e aumentou a carência de atendimento médico a crianças em Mossoró.

Segundo especialistas, o problema é a má distribuição de médicos no Rio Grande do Norte. A maioria está concentrada na região metropolitana. Dos 103 anestesiologistas no Estado, apenas 11 trabalham em Mossoró. Dos 56 ortopedistas do Rio Grande do Norte, somente 11 atuam em Mossoró. E apenas 12 dos 197 pediatras atendem na cidade.

Fonte: O Mossoroense - 15/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário