quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Deu na Imprensa

Reduzido número de agentes de endemias e de saúde prejudica trabalho em Mossoró

Mossoró, assim como outros municípios do Estado, passa por diversos problemas no âmbito da saúde. Um deles diz respeito ao quadro de agentes comunitários de saúde e de endemias. Na cidade existem cerca de 95 agentes de endemias trabalhando, número insuficiente para atender à demanda da cidade. Desta forma, ficam descobertas 45 zonas. Em relação aos agentes comunitários, estes estão sobrecarregados, pois devido ao número insuficiente de profissionais atendem mais famílias do que o estipulado.

De acordo com o presidente do Sindicato de Saúde (Sindsaúde), João Morais, desde 2011 os agentes aprovados no concurso público da Prefeitura de Mossoró, homologado no dia 18 de maio de 2011, continuam esperando convocação para trabalhar.

"Para atender a população da cidade de forma satisfatória deveria existir no mínimo um quadro de 170 profissionais. No entanto, possuímos apenas 95 destes em ação. Além disso, há muito tempo os profissionais que estão em ação solicitaram fardamento novo, pois os que eles usam já estão velhos e apresentam furos. Tiraram as medidas, disseram que iam entregar as vestimentas, mas até agora nada. Não deram nenhuma previsão", afirmou João Morais.

Sobre a justificativa para a não-convocação dos profissionais, uma vez que eles foram aprovados em concurso anterior, o presidente do Sindsaúde informou que a Prefeitura alega limite prudencial, isto é, lei que impõe limites para o endividamento e gastos públicos.

Dados fornecidos pela Câmara Municipal de Mossoró demonstram que essa realidade não condiz, pois a prestação de contas do município indica que a arrecadação da Prefeitura registrou superávit de 11% em 2011 em relação ao ano anterior.

Fonte: O Mossoroense - 15/08/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário