sexta-feira, 26 de julho de 2013

Acabou a paciência! Agora é greve!

Servidores da saúde iniciam greve no dia 1º de agosto

Assembleia reuniu 300 servidores e decisão foi aprovada por unanimidade.

Servidores aprovam greve
Na manhã desta quinta-feira, os servidores da saúde do estado fizeram a terceira assembleia da campanha salarial e aprovaram o início da greve para o dia 1º de agosto. A decisão foi tomada após a falta de negociação do governo estadual. Dois meses após a entrega da pauta, os servidores foram recebidos apenas pela Sesap, sem que a Secretaria de Administração ou a governadora tenham se pronunciado sobre as reivindicações.

A greve foi aprovada por unanimidade. O clima era de revolta com o governo e de disposição de luta. “Vamos fazer uma forte greve. Com manifestações de rua, parando os hospitais, na capital e no interior, e nos unindo às outras categorias, como professores e servidores da Administração Indireta”, afirmou Rosália Fernandes, diretora do Sindsaúde, que coordenou a assembleia.

A assembleia aprovou um calendário de atividades para a greve. A partir de segunda-feira, serão realizadas reuniões nos principais hospitais, para organizar a greve, definir a quantidade de servidores que irão paralisar em cada setor, mantendo os 30% exigidos por lei. Nestas reuniões, serão formados os comandos de greve locais, para manter a mobilização nos setores. “Vamos nos unir, gente. A enfermagem não sabe a força que tem. Somos a coluna do hospital. Se a gente se unir, o hospital para”, conclamou Ana Cristina, enfermeira do Giselda Trigueiro, na assembleia.

Simone Dutra, coordenadora geral do Sindsaúde
A preparação para a greve também será feita com os servidores que já não estão nos hospitais. Na terça, dia 30, às 14h30, será realizada uma reunião com os aposentados, no sindicato, para envolver os aposentados na greve, em busca da pauta e da extensão dos 22% de reajuste nas gratificações para estes servidores.

O calendário de atividades continua ao longo da semana, com um ato no dia 2 de agosto, em conjunto com as demais categorias do funcionalismo estadual. Diversas categorias estão em campanha salarial uma primeira reunião do Fórum do Funcionalismo, aprovou ações conjuntas e uma campanha pelo Fora Rosalba. Na assembleia, o representante da CSP-Conlutas, Dário Barbosa, convocou os servidores para o dia 6 de agosto, dia de luta contra o PL da Terceirização.

A primeira semana de greve terá atividades nos hospitais, para fortalecer a paralisação nos principais hospitais de Natal. No dia 7, será feita uma vigília no Walfredo Gurgel, com 200 velas, para lembrar os 200 óbitos mensais, por falta de leitos, atendimento e condições do principal hospital do Rio Grande do Norte. Na semana seguinte, foi aprovado o indicativo de uma caravana à Mossoró, cidade da governadora Rosalba, para fortalecer a greve na cidade.

João Morais, diretor do Sindsaúde de Mossoró
A assembleia rejeitou a proposta do governo estadual, de utilizar uma rubrica nova para a incorporação dos 25% das gratificações. A Searh comunicou ao sindicato que encontrou “dificuldades legais” para incorporar os 25% da GAE e da Jornada Especial ao salário-base, pois isso iria gerar salários diferenciados para servidores que ocupam a mesma função. Sendo assim, a saída proposta pela Searh foi criar uma rubrica. “Não aceitamos isso, pois seria uma nova gratificação. O que ficou acordado em 2012 foi a incorporação ao salário-base. E agora, na véspera do fechamento da folha, o governo descobre isso?”, questiona Rosália. A assembleia rejeitou a proposta, exigindo que o governo cumpra o acordo.

Ao final, foi aprovada uma moção em apoio aos trabalhadores do transporte alternativo, que estavam ocupando a prefeitura de Natal, e uma parte dos servidores seguiu em passeata até a prefeitura, para levar a solidariedade. Ao chegar, cantaram palavras-de-ordem como "Alternativo, pode lutar, a saúde está aqui pra te apoiar", sendo bastante aplaudidos.

Fonte: Sindsaúde/RN Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário