domingo, 20 de abril de 2014

Resultados da vitória

Servidores encerram greve na saúde estadual

Após 24 dias, os servidores da saúde estadual decidiram em assembleia na tarde desta sexta-feira (11), pela suspensão da greve nos hospitais e unidades da saúde do estado. A decisão foi tomada após a sanção da governadora à lei que revisa o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), assinada na manhã de hoje, e o compromisso do governo sobre outros pontos da pauta deste ano (VEJA ABAIXO).

“No ano passado, nós saímos da greve com um acordo, mas o governo descumpriu. Desta vez, a categoria decidiu só sair de greve com a lei assinada pela governadora”, afirmou Manoel Egídio Jr, vice-coordenador-geral do Sindsaúde-RN. A lei aprovada na Assembleia Legislativa no dia 03 garante o principal compromisso assumido na greve de 2013, que é a tabela correta, com a diferença de 3% entre os níveis, a ser implantada em abril (nível elementar), maio (nível médio) e junho (nível superior), com extensão aos aposentados. No entanto, deixa de lado cerca de dois mil servidores municipalizados, legalizando a segregação de parte da categoria. O Sindsaúde foi contra esta exclusão e seguirá lutando pelos direitos dos municipalizados.

Além da revisão dos salários, os servidores conseguiram o compromisso do governo em implantar neste ano a mudança de nível de 2012, e a revisão da portaria que regulamenta os plantões, permitindo um aumento na quantidade de trocas entre os funcionários (para 50%) e a redução dos descontos em caso de falta. Há ainda a previsão de convocação de servidores concursados, após a decisão do Tribunal de Contas do Estado, permitindo a convocação de servidores nas vagas de quem se exonerou. Atualmente, o déficit nos hospitais é de 2.950 servidores, sem contar os médicos.

Os servidores aprovaram ainda novas mobilizações durante a Copa do Mundo, contra os gastos nos jogos e a crise na saúde pública. No dia 10 de maio, eles participam do encontro "Na Copa vai ter luta", que reúne diversos sindicatos e movimentos sociais do Rio Grande do Norte, para preparar as mobilizações no dia 12 de junho, abertura do mundial.


Fonte: Sindsaúde/RN Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário