sábado, 6 de abril de 2019

Sindsaúde/RN promove palestra sobre Reforma da previdência no Hospital Tarcísio Maia

Evento faz parte de um ciclo de debates em hospitais regionais promovido pelo sindicato e contou com a participação de Rivânia Moura, pesquisadora da temática de previdência social e presidenta da ADUERN, e Dário Barbosa, representante da CSP-Conlutas

Na manhã desta quinta-feira 05 de abril o Sindsaúde/RN promoveu um debate público sobre a Reforma da Previdência proposta pelo governo Bolsonaro ao Congresso Nacional (PEC n°6/2019) na sala de reuniões do Hospital Regional Tarcísio Maia. 

João Morais, coordenador estadual do Sindsaúde/RN, introduziu o debate questionando o termo utilizado para descrever a PEC n°6/2019: "reforma da uma impressão que é algo bom, como quando vamos reformar nossa casa. Mas o que estão propondo é a destruição da previdência social".

Rivânia Moura, presidenta da ADUERN e pesquisadora referência em Previdência Social, contestou o discurso de déficit da previdência social utilizado por Guedes/Bolsonaro: "o sistema não é deficitário, por outro lado, todo ano o governo desvia 30% das verbas da previdência para outras áreas, que não são para financiar aposentadorias e pensões, nem assistência, nem saúde pública". Apontou, ainda, a importância das verbas da previdência social para financiar as indústrias e as grandes obras de infraestrutura na história do Brasil república.

Dario Barbosa, representante da CSP-CONLUTAS, por sua vez relembrou que "o que onera de fato o orçamento brasileiro não é a previdência social, mas a dívida pública", que consome quase 50% do dinheiro público todos os anos. Apontou, ainda, que o atual ministro da Economia Paulo Guedes é sócio do BTG-Pactual, devedor da previdência, e que os bancos são os maiores interessados na Reforma da Previdência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário