sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Gripe Suína

Gerência da saúde alerta que vírus da gripe H1N1 circula no município

Foram notificados até agora 79 casos da gripe suína no Estado do Rio Grande do Norte. Segundo relatório da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), foram registrados dez óbitos, sendo um, em Mossoró.

O médico e coordenador do grupo de acompanhamento ao H1N1 em Mossoró, Luiz Gomes, explicou que o vírus da gripe suína já tem circulação em todo o país, e que a sua presença em Mossoró já era esperada, uma vez que o vírus é rápido na sua propagação. Por isso, a Gerência da Saúde, através do Departamento de Vigilância à Saúde, emitiu orientação à população sobre os cuidados para evitar o contágio pelo vírus H1N1, transmissor da gripe suína.

A principal, segundo Luiz Gomes, é que as pessoas que estiverem gripadas evitem circular em locais de aglomeração, pois o vírus da gripe tem maior facilidade de circulação nestas condições. "Quem apresentar sintomas da gripe, como febre, tosse e dor de cabeça, devem procurar orientação médica imediatamente", alertou o coordenador do grupo sobre o H1N1.

Em Mossoró, o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) é a unidade médica de referência para a coleta de material para diagnóstico da doença. Porém, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão habilitadas a atender pacientes com suspeitas de H1N1. O médico também faz questão de tranquilizar a população, afirmando que "não há motivo para pânico, mas as pessoas devem, sim, ter cuidados para evitar contraírem a doença", frisa o médico Luiz Gomes.

A Gripe A se transmite com muita facilidade entre seres humanos, através de fluídos como a saliva, pela via aérea, pelo contato estreito entre mucosas bucais ou mediante a mão e boca do indivíduo afetado. Por isso, é importante evitar coçar os olhos, ou levar os dedos à boca. Sobretudo, é importante lembrar que uma pessoa que tenha uma vida saudável e venha se contaminar provavelmente terá uma recuperação mais satisfatória que pessoas de vida desregrada.
Fonte: jornal O mossoroense - 04/12/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário