segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Saúde Pública

Prefeitura será responsável por surto de dengue
“A responsabilidade por um novo surto da doença é da prefeitura”, afirma a diretora da Regional do Sindsaúde de Mossoró, Ana Melo. De acordo com ela, os agentes de endemias enfrentam uma pesada carga de trabalho e não possuem as condições necessárias para realizar as visitas, como lanterna, luvas, escada e protetor solar. “Cada agente de endemia é responsável por cobrir entre 800 e 1000 residências. Por dia, somos obrigados a cumprir uma média de 34 casas trabalhadas.”, afirma.
Ainda segundo Ana Melo, a prefeitura favorece a proliferação do mosquito ao não garantir os serviços mais básicos nos bairros pobres. “A falta do saneamento básico e da coleta de lixo são fatores de risco não só para uma epidemia de dengue mas também para várias outras doenças. Em Mossoró só tem bueiro aberto.”, denuncia a diretora.
Como se não bastassem as péssimas condições de trabalho, a prefeitura e o Sindserpum querem derrubar a decisão dos agentes de endemias de trabalhar em horário corrido, das 7h às 13h, por causa da retirada do auxílio-transporte em agosto desse ano. A prefeitura alega que, nesse horário, várias casas deixam de ser visitadas porque muitas pessoas estão almoçando quando os agentes chegam e não querem interromper a refeição por causa da vistoria.
Entretanto, os agentes de endemias dizem o contrário. Com o horário corrido, eles conseguem visitar casas que, em geral, estavam fechadas à tarde. Quanto ao constrangimento de interromper o almoço das pessoas, o agente de endemias Marcelo Salazar, 27, rebate: “As pessoas não se incomodam com a gente. Até nos chamam para almoçar. Somos bem recebidos nas casas.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário