quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Deu na Imprensa

Governo determina transferência de 21 servidores do Hospital Rafael Fernandes

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), determinou a transferência de 21 servidores do Hospital Rafael Fernandes para o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia. Na decisão do Executivo estadual, foi considerado que o Judiciário determinou que o Estado assuma a gestão da unidade materno-infantil, além da reforma no hospital de referência no tratamento de doenças infectocontagiosas.

No total, foram transferidos um fisioterapeuta, sete enfermeiros, dez técnicos de enfermagem, dois técnicos de manutenção e um maqueiro. Para denunciar a mudança dos profissionais, o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN) irá promover amanhã um ato público, a partir das 9h, em frente ao Hospital Rafael Fernandes.

Para o sindicato, várias questões se colocam com a transferência desses profissionais, tais como: proximidade de conclusão da reforma da unidade, comprometimento da assistência prestada a pacientes em estado grave, prejuízo financeiro acarretado pela mudança de lotação do servidor, inexistência de formação específica dos servidores na assistência materno-infantil, inexistência de discussão prévia com os servidores e precarização da assistência prestada pela unidade.

Em reunião realizada pelo Sindsaúde/RN com os servidores, foram propostos os seguintes pontos: agilidade na conclusão da reforma física do Hospital Rafael Fernandes, aumento do número de leitos, reequipar a unidade em relação ao apoio diagnóstico e poder de resolutividade, discutir redimensionamento de recursos humanos, otimizar serviços existentes na unidade, além da divulgação do hospital como unidade de referência em doenças infectocontagiosas para as regiões Oeste e Alto Oeste do Estado.

Ainda na reunião, os profissionais atingidos pela medida do Governo do Estado decidiram que, enquanto não forem avaliadas essas questões, eles irão continuar exercendo suas atribuições no Hospital Rafael Fernandes.

Fonte: O Mossoroense – 17/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário