sexta-feira, 1 de novembro de 2013

A porta da rua é serventia da casa!

Sindsaúde/RN entrega pedido de impeachment de Rosalba

Protesto desta quinta-feira reuniu servidores do estado e do município e terminou com ato na Assembleia Legislativa, onde foi entregue o pedido de impeachment da governadora Rosalba Ciarlini.

Na manhã desta quinta-feira, 31, cerca de 400 pessoas participaram de uma marcha contra os atrasos no salário do funcionalismo estadual. O protesto foi convocado pelo Sindsaúde-RN e pelo Sinai, sindicatos que fizeram uma paralisação de 24 horas. Junto com estudantes, professores, policiais civis e outras categorias, eles percorreram a Avenida Rio Branco, interrompendo o trânsito, e seguiram até a Prefeitura e a Assembleia Legislativa.

Os servidores tomaram as escadarias da Assembleia Legislativa e fizeram um ato, acompanhados do boneco da governadora, que foi utilizada em agosto, durante a greve da saúde do estado e o acampamento em frente à residência da governadora. Em seguida, uma comissão protocolou o pedido de impeachment, que foi recebido por uma comissão de deputados, entre eles o presidente da Casa, Ricardo Motta (PROS) e Fernando Mineiro (PT).

A governadora foi denunciada por crime de responsabilidade e por improbidade administrativa, baseado na Lei 1.079, que, em seu artigo 75, permite a “todo cidadão denunciar o Governador perante à Assembleia Legislativa”. A denúncia responsabiliza o governo pelo não cumprimento dos direitos básicos, como saúde, educação e segurança. Destaca ainda o caos na saúde do Rio Grande do Norte, com a falta de atendimento, as mortes nos hospitais e a ausência de condições de trabalho dos profissionais, a exemplo da falta de fio de aço para cirurgias no Hospital Walfredo Gurgel. O documento entregue também denuncia a falta de investimentos nestas áreas, comparando com gastos como diárias e publicidade.

“O pedido de impeachment não é para ser feito apenas em caso de corrupção e roubo. A população tem que poder tirar um governante que não investe na saúde e deixa as pessoas morrendo no corredor. Vamos esperar mais um ano? Quantos irão morrer até lá?”, questiona Simone Dutra, coordenadora-geral do Sindsaúde-RN e autora do pedido. "Não vamos apenas entregar o pedido e ficar esperando os deputados. Vamos continuar com a campanha do Fora Rosalba, continuar na luta contra esse governo.", convocou.

O pedido foi assinado também pelos vereadores de Natal Amanda Gurgel (PSTU), Marcos Antonio (PSOL) e Sandro Pimentel (PSOL), além do presidente do PSTU-RN, Dário Barbosa; do professor da UFRN Robério Paulino, e representantes da CSP-Conlutas e da ANEL (Assembleia Nacional dos Estudantes Livre).

O ato também foi em apoio à greve dos servidores de Natal, que completou 16 dias, sem uma nova proposta da Prefeitura. No dia anterior, o prefeito Carlos Eduardo chegou a bater boca e arrancar as faixas de servidores, em frente à prefeitura. “O prefeito Carlos Eduardo congela os nossos salários, ignorando a nossa data base. Já a governadora Rosalba atrasa o pagamento. Os governantes parecem se importar só com a Copa e esquecem dos servidores e da população”, afirmou Célia Dantas, diretora do Sindsaúde-RN.

Fonte: Sindsaúde Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário