quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Retrospectiva

SINDSAÚDE REGIONAL MOSSORÓ: SÓ QUEM LUTA FAZ HISTÓRIA

Com o final da gestão se aproximando, a Regional do Sindsaúde Mossoró relembra as conquistas da categoria e as principais lutas travadas pelo sindicato ao longo destes três anos


Para a direção do Sindsaúde Regional de Mossoró, é preciso lutar muito para escrever o próprio nome na História. Passeatas, mobilizações, greves, negociações. Desde que a atual diretoria assumiu o sindicato, esta tem sido a rotina do Sindsaúde Mossoró. Com transparência e democracia para os trabalhadores, a Regional organizou as diversas categorias da saúde para enfrentar os ataques de governos e prefeituras. Junto com os trabalhadores, a direção do sindicato alcançou grandes vitórias. Por isso, queremos relembrar aqui as principais lutas que ocorreram e as mais importantes conquistas que garantimos.

Enfrentando os ataques
Os trabalhadores da saúde foram muito atacados pela Prefeitura de Mossoró. Logo no início de seu governo, Fafá Rosado (DEM) tentou impedir a participação de mulheres e homens acima dos 30 anos nos exames de seleção para Agentes de Endemias. O Sindsaúde lutou e conseguiu derrubar essa imposição. Além disso, depois de muita briga, a Prefeitura resolveu enquadrar os Agentes de Saúde no Plano de Cargos, Carreira e Salários do município. Outra importante vitória foi garantir o horário corrido dos Agentes de Endemias, quando Fafá Rosado decidiu suspender o auxílio-transporte. E foi exatamente a mobilização do sindicato com a categoria que fez a prefeita voltar a pagar esse direito retirado. Até o fechamento da unidade de saúde do Abolição II, do AME e do CAPS o Sindsaúde conseguiu barrar com a luta de toda a população.


Mas as vitórias não foram apenas em Mossoró. Foi por causa de muita denúncia e protesto que a Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado efetivou os Agentes de Saúde e regularizou o pagamento dos atrasados do PASEP. Em Felipe Guerra, por exemplo, a revolta dos servidores, organizados pelo sindicato, também obrigou o prefeito a pagar os salários em dia.

Essas são algumas das lutas travadas pela Regional Mossoró. Mas já provam que esse sindicato faz história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário