sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Cadê a direção estadual do Sindsaúde/RN?

QUEM NÃO LUTA QUER ROSALBA!

Estamos no mês de agosto e até agora os servidores da saúde não obtiveram nenhum ganho dentro da pauta de reivindicações 2011, aprovada em assembleia da categoria. Nos últimos jornais, a diretoria do Sindsaúde afirma que “SERVIDORES ESTADUAIS COLHEM PRIMEIRAS VITÓRIAS”. Ao contrário disto, nós, da OPOSIÇÃO CSP-CONLUTAS NO SINDSAÚDE, afirmamos que nada tivemos de ganhos e vitórias. Desde quando conseguir o pagamento de férias e horas extras atrasadas significa vitória?

Na realidade, o que temos são perdas, pois receber férias nove meses após terem sido gozadas não é uma vitória, e sim uma derrota. Da mesma forma ocorreu com o pagamento das indenizações referente às horas extras trabalhadas em 2010. O governo de Rosalba Ciarlini (DEM), além de não contratar todos os concursados, utiliza-se dos servidores já existentes e ainda não paga as indenizações em dia.

É um erro dar o nome de vitória a derrotas impostas pelos governos aos trabalhadores. Primeiro porque rebaixa a nossa pauta de reivindicações e, segundo, porque desarma ainda mais a categoria. Ao contrário de outros sindicatos estaduais, como os dos Médicos, da Educação, da Polícia Civil e da Administração Indireta, a diretoria do Sindsaúde Estadual nada fez para organizar os servidores nos locais de trabalho com o objetivo de fortalecê-los para lutar pela pauta de reivindicações de 2011 e enfrentar o governo.

DIREÇÃO DO SINDSAÚDE CULPA CATEGORIA POR NÃO PARTICIPAR
A última assembleia aconteceu no dia 2 de agosto. Apenas dez pessoas compareceram: 5 diretores e 5 trabalhadores da base. O tempo inteiro os diretores responsabilizaram a própria categoria por não participar das assembleias e atos públicos e por não querer lutar. Mas será que isso é verdade?

Desde que teve início a campanha salarial, ficou claro que a diretoria do Sindsaúde não acreditava no movimento e nem queria lutar. Nenhuma reunião foi feita nos setores dos hospitais para esclarecer a necessidade de lutarmos para melhorar o Plano de Cargos e Remuneração; de modificar a Lei da Gratificação de Produtividade ou mesmo lutar por condições de trabalho e contra o desabastecimento.

As assembleias são convocadas por mensagem de celular e nenhum diretor passa nos locais de trabalho com antecedência para chamar para as assembleias. Nem cartazes são colocados. Quando são, colocam com apenas um dia antes da assembleia.

A primeira reunião por local de trabalho só aconteceu no dia 4 de agosto no Hospital Santa Catarina. Nenhum cartaz foi colocado, não houve convocação prévia e mais uma vez a reunião foi esvaziada. Apenas 10 pessoas compareceram e a conclusão foi a de que estava muito difícil lutar.

A HORA DE LUTARMOS É AGORA
Diante da importância dos serviços que prestamos à população, vemos o quanto somos desvalorizados pelos governantes. Todos que nascem, vivem e morrem passam por nossas mãos necessitando de alguma assistência. Assistência essa que prestamos com muita responsabilidade e respeito, mesmo diante das dificuldades impostas pelos gestores públicos, a exemplo dos baixos salários, da sobrecarga de trabalho e da falta de condições materiais, entre outros problemas.

Através desta reflexão, estamos denunciando e exigindo que nossos salários sejam reajustados não só com base no reajuste do mínimo e na inflação, mas também baseado em perdas crônicas e progressivas que tivemos ao longo dos anos. Por isso, chamamos a categoria para lutarmos contra esses governantes intransigentes que estão aumentando seus próprios rendimentos de forma abusiva e defasando os salários dos que realmente trabalham. Como nossas necessidades não são atendidas, somos obrigados a nos endividarmos fazendo empréstimos bancários, o que só piora a nossa situação.

Apesar da falta de disposição da diretoria do Sindsaúde em estimular a luta, a Oposição CSP-Conlutas no Sindsaúde propõe retomarmos a campanha salarial com força e obrigar o governo a negociar com os servidores, como fez com os médicos. Para isto, propomos construir a greve na saúde para setembro. Assim, estamos convocando a categoria para participar de uma mobilização na Governadoria, no dia 24 de agosto, e de uma assembléia, no dia 1º de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário