domingo, 17 de fevereiro de 2013

Mossoró em risco

Cerca de seis mil imóveis estão sem receber ações periódicas de prevenção à dengue

Mais uma vez Mossoró está incluída entre as cidades com risco muito alto de dengue. O alerta foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), com base no Mapa de Vulnerabilidade para a identificação de áreas com maior risco para ocorrência de dengue no ano de 2013.

O documento divulgado pela Secretaria, na última sexta-feira, 15, aponta que 48 municípios do Estado estão com risco muito alto de dengue, entre eles a capital do Oeste potiguar.

Para o diretor regional do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN), João Morais, entre os fatores que contribuem para Mossoró todos os anos configurar como cidade com alto risco de surto dengue está o fato de as ações de combate à dengue serem feitas de forma ineficiente.

Ele alerta que a quantidade de agentes é insuficiente para a cobertura da cidade. "Mossoró possui 110 profissionais, quando o ideal seriam 170", informa João Morais. O número mínimo de agentes em campo é determinado pela Lei Municipal 922/06.

Devido ao número reduzido de agentes, seis áreas na zona urbana estão descobertas em Mossoró, cada uma com entre 800 e mil imóveis. "O que significa dizer que cerca de seis mil imóveis estão sem receber visitas regulares dos agentes", observa. Já na zona rural a situação é ainda mais crítica: todas as áreas estão descobertas.

"O trabalho que a Prefeitura de Mossoró faz é tirar um agente da área coberta e levar para uma área descoberta. O que não surte muito efeito", diz. Estas residências que não recebem as visitas periódicas dos agentes tornam-se fortes candidatas a criadouros do mosquito Aedes aegypti, o que contribuiu para aumentar o risco de expansão da doença em Mossoró.

João Morais afirma que além da questão dos agentes de endemias, a falta de saneamento, a irregularidade na coleta de lixo e a constante falta da água em diversos bairros contribuem para Mossoró continuar ano após ano em estado de alerta contra o risco de dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário