domingo, 12 de maio de 2013

Campanha Salarial 2013!

PREFEITURA DE MOSSORÓ APRESENTA NOVA PROPOSTA E RECONHECE AS 30 HORAS DOS AGENTES DE ENDEMIAS

Depois de muita insistência e luta, finalmente a Secretaria de Saúde de Mossoró voltou a negociar com Sindsaúde/RN as reivindicações dos agentes de saúde e endemias. A reunião entre a diretoria do sindicato, a comissão dos trabalhadores e a Secretária Jaqueline Amaral ocorreu na última sexta-feira, dia 10. Desta vez, diferente da proposta anterior, a Prefeitura cedeu um pouco mais.

Sobre a convocação de novos agentes de saúde e endemias, a Secretaria pediu 15 dias para fazer um levantamento da necessidade de cada unidade de saúde. No caso do aumento da GRAPS, ao invés de pouco mais de 30%, a Prefeitura ofereceu 50% de reajuste e a garantia de que a gratificação aumentará todos os anos. Já com relação ao aumento no salário base, a proposta foi de 5,84%, referente à inflação de 2012. O valor está bem distante dos 15% reivindicado pela categoria. Os agentes também irão mudar de nível na carreira, o que elevará o salário em 3%.

Entretanto, o maior avanço nas negociações se deu com uma das principais exigências dos trabalhadores. Como não poderia ser diferente, a Prefeitura teve de reconhecer a legalidade da carga horária de 30 horas semanais para os agentes de endemias. A luta da categoria para trabalhar 30h, e não 40h como queria o município, se apoiou na lei do Plano de Cargos dos servidores, que vinha sendo ignorado pela Prefeitura.

Nesta terça-feira, dia 14, início da paralisação dos agentes, o Sindsaúde de Mossoró realiza uma assembleia para que os trabalhadores avaliem e decidam se aceitam ou não a proposta da Prefeitura. A assembleia será na sede do sindicato, às 9 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário