quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Deu na Imprensa: Greve da Saúde em Mossoró

Servidores da Saúde realizam protesto pelas ruas de Mossoró

Servidores da Saúde em greve realizaram na manhã de ontem, 13, um protesto que começou no Hospital Rafael Fernandes e seguiu em caminhada até a Praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax). O objetivo dos grevistas foi chamar a atenção da sociedade para o descaso na saúde e para a paralisação dos servidores do Estado.

A grande atração do protesto foi a boneca “Robalda” trazida pelos servidores que vieram de Natal especialmente para o ato. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (SINDSAÚDE), João Moraes, estima que cerca de 250 servidores participaram do protesto. “Vieram pessoas de Natal, Parnamirim, Apodi, entre outras cidades para apoiar esse ato com o objetivo de chamar a atenção para a forma em que o Governo vem tratando a classe”, enfatiza.

A diretora estadual do SindSaúde, Simone Dutra, também esteve presente na manifestação. Simone destaca que no último dia 8 houve uma audiência em Natal com o secretário de Administração e o secretário de Saúde do Estado e considera a formação de uma comissão como um avanço. Na reunião foi formada uma comissão de revisão do Plano de Cargos e Salários, formada por cinco representantes do Governo e cinco representantes dos servidores, com prazo de 45 dias para avaliar e corrigir as distorções no Plano de Cargos, Salários e Remuneração.

“Nós reivindicamos cinco pontos principais que são: pagamento da tabela salarial pelo DES; revisão do plano de cargos e carreiras; 22% de gratificação; convocação dos concursados e correção da folha de pagamento de julho, quando foram retirados valores e gratificações que seriam pagas”, frisa Simone.

A criatividade dos servidores também foi destaque no protesto realizado na manhã no Centro de Mossoró. “E a Rosalba governadora não dá assistência para a classe trabalhadora. Eu falo, eu falo, a saúde tá precária e o povo abandonado”, cantavam os grevistas ao mesmo tempo em que outros gritavam “Fora, Rosalba”. Com faixa e camisas expressando a revolta, os servidores ocuparam a Praça do Pax.

O assessor de imprensa da Secretaria de Saúde Pública (SESAP) diz que na última reunião o sindicato apresentou cinco pontos principais e que quatro destes recebeu uma sinalização positiva do secretário da Saúde, Luiz Roberto Fonseca. “Uma delas, no caso a inclusão na tabela precisaria de uma avaliação mais aprofundada para ver os impactos que essa medida terá. Mas a Sesap está totalmente aberta às negociações com os servidores”, explica.

Na semana passada, os servidores da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT) e II Unidade Regional de Saúde (URSAP) e Hospital Rafael Fernandes foram os primeiros a aderir à greve em Mossoró. Desde essa data os servidores estão trabalhando em escala de greve, com apenas 30% efetivo. Com a realização da mobilização de ontem, João Moraes acredita que mais servidores paralisarão as atividades.

Fonte: Gazeta do Oeste – 14/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário