sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Em greve!

Servidores da Saúde ocupam Secretaria de Administração e marcam audiência

Cerca de 800 trabalhadores fizeram uma passeata, com um boneco de Rosalba.

Cerca de 800 trabalhadores fizeram uma passeata até a governadoria, ocuparam a Searh e foram recebidos. Subsecretário informou que haverá folha suplementar na próxima semana, para restituir o 1/3 de férias confiscado no pagamento, e agendou uma reunião.

Os servidores da saúde fizeram uma grande manifestação em Natal na manhã desta sexta-feira, dia 2, no segundo dia da greve. Eles se concentraram no Hospital Walfredo Gurgel, de onde saíram em passeata até a Governadoria, fechando a BR, carregando faixas e um grande boneco da governadora Rosalba.

O ato reuniu servidores de Natal e de cidades do interior, como Mossoró e Caicó, professores estaduais e servidores da Administração Indireta, que também estão em campanha salarial, enfrentando a intransigência do governo estadual.

Na Governadoria, os servidores encontraram um cordão policial e, das mãos de um dos policiais, receberam a cópia de um decreto criando uma comissão vinculada à Secretaria de Administração, para negociar com todas as categorias. Os servidores fizeram um ato em frente à Governadoria, e se dirigiram em grupos para a Secretaria de Administração.

Cerca de 50 servidores conseguiram entrar e policiais tentaram impedir a entrada de mais servidores. Ao final, cerca de 80 servidores conseguiram entrar e fizeram uma ocupação da secretaria, garantindo que uma comissão fosse recebida.

Na reunião com o subsecretário de Recursos Humanos, o governo admitiu “um erro” no desconto do 1/3 de férias, no pagamento de julho. Servidores que haviam recebido essa parcela em junho foram surpreendidos com o desconto do valor. A Searh afirma que abrirá uma folha suplementar na próxima semana, restituindo o valor.

O Sindsaúde questionou a não incorporação das gratificações no mês de julho, prevista pela Lei do Plano de Cargos e cobrou do governo a abertura de negociações sobre a pauta da campanha salarial deste ano, entregue em 22 de maio. Ficou agendada uma audiência com o secretário de Administração para próxima quinta-feira, dia 8 de agosto.

“Os servidores estão de parabéns. O caminho é esse, o da luta. Só assim que nos escutam. O governo ficou mais de dois meses sem se pronunciar sobre a pauta e dizia que não tinha agenda para nos receber. Depois que ocupamos o prédio, eles marcaram a negociação”, disse Rosália Fernandes, da direção do Sindsaúde. “Agora é continuar fortalecendo a greve e virmos todos para a Secretaria, no dia 8”, convocou.

Fonte: Sindsaúde/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário