sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Servidores e usuárias do Hospital da Mulher respondem ameaça de fechamento com protesto


Na manhã desta sexta-feira 16 de outubro, o trabalho no HM Mossoró foi do lado de fora do hospital. A greve da saúde pode ter acabado, mas as ameaças ao SUS só continuam, e a categoria dos trabalhadores da saúde pública dá lição de combatividade em mais um ato público. Em resposta à ameaça de fechamento do Hospital Mulher alardeada pelo governo, os próprios trabalhadores se reuniram e mobilizaram um protesto, que teve grande adesão da base e inclusive das usuárias. Manifestantes vestiam preto se referindo ao assassinato do Hospital da Mulher premeditado pelos governantes.

O Sindsaúde Mossoró disponibilizou o carro de som do ato, o que permitiu uma grande diversidade de falas. Enfermeiros, médicos, odontólogos, gestantes deram seus depoimentos em defesa do HM, do SUS e contra os governos e a lógica neoliberal dos cortes: não aceitaremos nenhum hospital a menos, nenhum leito a menos! Os serviços públicos precisam de expansão, não do sucateamento promovido pelos políticos corruptos em conluio com grandes empresários. Sentindo a necessidade da organização para a luta, várias servidoras e servidores se filiaram ao sindicato no ato.

Apesar de poucos tentarem desqualificar o movimento afirmando que a situação só se tratava de "boatos", a categoria da saúde e a população sabe muito bem que não pode confiar na SESAP e nos governantes. Especialmente em tempos de crise econômica, crise essa que a classe trabalhadora, a juventude e o povo pobre pagam sozinhos. Sabemos que tramita a Agenda Brasil de Renan Calheiros e Dilma no Congresso Nacional -projeto de lei com um pacote de maldades contra o povo e que inclui até a privatização do SUS! Sabemos que o governo Robson Faria vê educação, saúde e os direitos sociais como "despesas", e que também faz cortes profundos nesses direitos. Neste sentido, os trabalhadores da saúde tem toda razão em não confiar nestes governos e resistir ao sucateamento e privatização do SUS.

Segundo reportagem do Jornal O Mossoroense, em nenhum momento a SESAP "confirmou" ou "negou" a informação, ou seja, deixou este absurdo no ar! Se esses boatos de cúpula chegam ao povo, não quer dizer que sejam falsos e muito menos que não haja intenção real de fechar o Hospital da Mulher por parte dos governantes. Mas se eles pensavam que o povo assistiria este absurdo de braços cruzados, acabaram de se confrontar com a resistência dos funcionários e usuárias do Hospital, e da sociedade mossoroense. A imprensa local registrou o ato público em peso, e os principais jornais da cidade denunciaram este odioso terrorismo para com a população. 

Respeitem nossas mães!

Respeitem nossas crianças!

Respeitem nosso trabalho!

NÃO ao Fechamento do Hospital da Mulher.

Se o Hospital da Mulher fechar, Mossoró vai parar! 


  Confira os registros fotográficos do protesto na nossa página, logo abaixo.

Registros fotográficos do ato no HM de Mossoró. Respeitem nossas mães! Respeitem nossas crianças! Respeite nosso...

Posted by Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do RN - Regional Mossoró on Sexta, 16 de outubro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário