quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Solidariedade à ocupação da Prefeitura de Mossoró e à resistência estudantil

Estudantes de Mossoró resistem ao aumento da passagem e à intervenção policial ao direito de livre manifestação (Foto: Fernanda Albano)
Nesta quarta-feira 24/11 o povo de Mossoró disse um basta.

O Sindsaúde Regional Mossoró vem expressar, através desta nota pública, solidariedade à resistência estudantil e à Ocupação do Palácio da Resistência (#OcupaPrefeitura), que cresce e se fortalece.

A gestão municipal e seus negócios obscuros com a empresa de reputação duvidosa OCIMAR tornaram Mossoró a cidade com a passagem mais cara do Nordeste. Os laudos "técnicos" apresentados são nada menos que guias de empresários para obter lucros recordes. O transporte público não é uma mercadoria, e sim um direito: um direito essencial para os estudantes e a classe trabalhadora e que deve ser defendido co mo tal.

Mesmo com uma vigorosa greve dos servidores do município, a gestão municipal só concedeu 6% de reajuste aos trabalhadores (abaixo do índice de inflação). Os terceirizados da prefeitura, que estão há cinco meses sem receber seu salário devido, e que iniciaram a ocupação junto dos estudantes na manhã desta quarta-feira, também destacam o quanto Silveira é inimigo dos trabalhadores. O fato do prefeito conceder 50% da tarifa de passagem da empresa apadrinhada OCIMAR, e até se utilizar da PM para reprimir estudantes que protestam contra mais esse absurdo, mostra que a gestão do transporte baseada na iniciativa privada e no lucro está destruindo o direito de ir e vir dos cidadãos mossoroenses. A municipalização e gestão pública do transporte, a efetivação do transporte realmente público, gratuito e de qualidade deve ser um horizonte estratégico para as lutas de mobilidade urbana.

Defendemos o direito à livre-manifestação e às liberdades políticas dos estudantes. O apoio e simpatia da sociedade, a arrecadação constante de doações, e o alinhamento de diversas organizações sindicais e estudantis com o Ocupa Prefeitura demonstra que a luta dos estudantes é uma esperança coletiva e irradia na consciência do trabalhador mossoroense.

Somamo-nos ao grito dos estudantes, e exigimos do prefeito Francisco José Jr. posicionamento no sentido de revogar o aumento da tarifa, condição mínima para qualquer negociação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário