terça-feira, 17 de novembro de 2015

Terceirizados da saúde com salários atrasados entram em greve

Trabalhadores da JMT estão há mais de um mês sem receber salário e sem perspectiva de 13º salário: greve dos terceirizados estoura em Mossoró






Em Mossoró, a crise está recaindo nas costas dos trabalhadores. As empresas JMT e SAFE, que atuam com terceirizados na área da saúde, atrasaram os salários de seus trabalhadores de um a cinco meses. Os trabalhadores não aguentam mais esta humilhação e responderam com resistência: é greve!

Os trabalhadores já paralisaram suas atividades no Hospital Regional Tarcísio Maia, no Hospital da Mulher de Mossoró e no Hospital Rafael Fernandes. Ontem os trabalhadores do HM realizaram um ato na calçada do hospital, e hoje (17/11) os funcionários se reuniram na entrada do H.R.T.M. e fizeram um protesto demandando o pagamento das parcelas salariais atrasadas e do 13º salário.

No momento, a supervisão/direção do hospital tentou intimidar os trabalhadores, ameaçando seu movimento grevista. As trabalhadoras e trabalhadores responderam a ameaça sugerindo que os superiores assumissem o serviço, se quisessem tanto. Os trabalhadores tem o direito a receber o salário pelo trabalho digno, e também tem o direito à greve, e a direção ou supervisão não pode limitar qualquer um dos dois.
O Sindsaúde Mossoró esteve presente em mais este ato público no Tarcísio Maia. Todo apoio à greve dos trabalhadores da JMT! A precarização da situação desta parcela de funcionários é reflexo do avanço da terceirização e da privatização paulatina do Sistema Único de Saúde. É inadmissível que estas empresas que lucram com a saúde do povo ainda sejam acobertadas por explorar seus próprios trabalhadores.  Abaixo esta lógica de lucro na saúde pública, saúde não é mercadoria! 

É necessário unificar as lutas dos terceirizados em Mossoró. Os trabalhadores da SAFE (terceirizados da prefeitura) já estão com 5 (cinco) meses de salário atrasado, e hoje faziam um ato na Câmara Municipal de Mossoró ao mesmo tempo que os grevistas da JMT. As reinvindicações por salário já são as mesmas, agora é necessário que o SINTRAHPAN e o SINDLIMP - representantes respectivos destas categorias - convoquem as bases para uma greve unificada dos terceirizados de Mossoró. Só assim é possível dar a volta por cima e conquistar o que é minimamente justo para os trabalhadores: o pagamento de suas parcelas salariais, e, avançando com a unidade de ação, obter conquistas ainda maiores.

Confira as fotos do movimento dos trabalhadores da JMT no Hospital Regional Tarcísio Maia em 17/11:



Terceirizados da saúde da empresa JMT entram em greve em todo o estado, paralisando as atividades em todos os hospitais...


Nenhum comentário:

Postar um comentário