quarta-feira, 30 de novembro de 2016

A precariedade das UBS e da saúde pública de Mossoró



A saúde pública do município de Mossoró sente os efeitos da crise, e enfrenta graves problemas de manutenção e abastecimento, herdados pelo descaso dos governantes. Contra este desmonte do SUS, promovido pela classe política, estão as trabalhadoras e trabalhadores da saúde, que se organizam e lutam em defesa do direito à vida e do serviço público.

A Unidade Básica de Saúde Ver. Durval Costa, situada no conjunto Walfredo Gurgel, é um exemplo deste descaso com a saúde pública no município. Além da carência comum de medicamentos e equipamentos de enfermaria, a UBS sofre com a deterioração crescente de sua infraestrutura. Problemas básicos de manutenção e limpeza perduram, sem uma resposta por parte do poder municipal. Rachaduras e vazamentos de água se alastram pelo prédio, lixo acumula nas laterais da UBS, e ventiladores estão quebrados sem perspectiva de manutenção.

O desmonte do SUS é geral e envolve todos os níveis de governos. Todos eles querem fazer os trabalhadores pagarem pela crise, atacando seus direitos históricos e cortando o pouco orçamento revertido para a população, mediante o serviço público. O governo federal de Michel Temer, junto do Congresso Nacional, acaba de aprovar a PEC 55 – que vai congelar e estagnar os investimentos em saúde, educação, e no serviço público por 20 (vinte) anos. Com a aprovação desta PEC, o retrocesso no acesso à saúde e aos direitos sociais será brutal, com a situação estagnando e sem qualquer perspectiva de mais investimentos. É necessário construir uma greve geral contra a PEC do retrocesso, e contra as reformas da previdência e trabalhistas, para barrar estes ataques e defender os direitos sociais da trabalhadora e do trabalhador brasileiro.






Muro prestes a cair

A água que sai da pia é aparada por um balde

Lixo invade laterais da UBS

Buraco na calçada

Nenhum comentário:

Postar um comentário