quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Agentes de Saúde e Endemias

SINDSAÚDE MOSSORÓ EXIGE CONVOCAÇÃO IMEDIATA DE APROVADOS EM CONCURSO

A Prefeitura de Mossoró tem demonstrado um grande desrespeito por seus agentes de endemias e pela população da cidade. Para o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Mossoró (Sindsaúde), o combate à dengue no município não passa de uma maquiagem, e está servindo unicamente para superexplorar os trabalhadores. Atualmente, a Prefeitura trabalha com 51 agentes de endemias em campo, o que corresponde a apenas 30% da quantidade que prevê a Lei 922, aprovada pelo município em 2006.

De acordo com a lei, deveriam estar trabalhando 170 agentes de endemias, mas a Prefeitura fecha os olhos para o cumprimento da legislação. Por isso, o Sindsaúde/RN de Mossoró está exigindo da prefeita Fafá Rosado (DEM) a convocação imediata de todos os aprovados no concurso público realizado em março desse ano.

Município desprotegido
O resultado do descaso da Prefeitura e do não cumprimento da Lei 922 é que existem hoje 59 áreas descobertas pelos agentes no município, cada uma delas contendo entre 800 e mil imóveis. “A sobrecarga de trabalho tem exigido um esforço muito grande dos agentes de endemias, que estão trabalhando em forma de arrastão na tentativa de não deixar a população desprotegida. Mas os próprios trabalhadores reconhecem que a quantidade de agentes é insuficiente, e isso se confirma no altíssimo número de casos confirmados de dengue na cidade. Só este ano já foram 1.323. Além disso, os agentes fazem todo esse trabalho recebendo só um salário mínimo.”, denuncia João Morais, diretor do Sindsaúde em Mossoró.

Para piorar o cenário, o Secretário de Administração do município, Manoel Bizerra, disse que não há previsão para convocar os 60 agentes de endemias aprovados no último concurso. O Secretário alega que ainda é preciso fazer um levantamento da situação econômica de Mossoró para avaliar a possibilidade de convocação. “O Sindsaúde defende que a prefeita Fafá Rosado convoque imediatamente os aprovados no concurso, principalmente os agentes de saúde e de endemias. Mas, ainda assim, nós sabemos que a lei não estaria sendo cumprida, já que para atingir os 170 agentes de endemias é preciso praticamente dobrar o número de pessoas convocadas para o cargo.”, defende João Morais.

Aprovado dia de luta
No dia 16, o Sindsaúde Mossoró realizou uma grande assembleia com os agentes de saúde e de endemias do município. Comprovando o sentimento de luta da categoria, foi aprovado para o dia 4 de outubro o Dia de Luta dos Agentes de Saúde e de Endemias. A concentração do protesto será às 8 horas, na sede do Sindsaúde Mossoró. Também foi aprovada uma pauta de reivindicações, que inclui reajuste da Graps, pagamento da gratificação do PSF, melhores condições de trabalho, auxílio alimentação e horário corrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário