quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Congresso

Sindsaúde/RN realiza 10º Congresso Ordinário

Crise econômica mundial e saúde do trabalhador foram os temas debatidos


Durante os dias 7 e 8 de agosto, ocorreu em Natal o 10° Congresso Estadual Ordinário do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde). A crise econômica mundial e a saúde do trabalhador foram temas de debates na ocasião. O congresso teve início com a apresentação cultural do Coral Walfredo Gurgel e a composição da mesa de abertura, que reuniu representantes da Conlutas e da Intersindical.

O coordenador da regional de Mossoró e dirigente estadual do Sindsaúde, João Morais, também esteve na mesa. Ele lembrou a luta dos servidores da saúde do município para enfrentar os efeitos da crise e os ataques da prefeitura. “Estão cortando o 13° e as férias para descarregar a crise nos trabalhadores, criticou.
Após a abertura oficial do congresso, foram ministradas duas palestras. A enfermeira do Hospital Giselda Trigueiro e professora da Universidade Potiguar (UNP), Maria de Fátima Câmara, debateu a “Multidisciplinaridade em Saúde do Trabalhador”. Logo depois, foi a vez da representante do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Paula Araújo, abordar o tema. No período da tarde, ocorreram apresentações de teses e discussões nos Grupos de Trabalho (GTs).



O segundo dia do congresso contou com a importante discussão sobre a crise da economia mundial e seus efeitos na vida dos trabalhadores. O jornalista da revista Caros Amigos e Dr. em História Social Contemporânea, José Arbex Jr., explicou a tão falada turbulência da econômica ao lado do sociólogo e membro do Instituto Latino Americano de Estudos Sócio Econômicos (ILAESE), Daniel Romero.

José Arbex criticou a lógica da exploração capitalista, afirmando que esse sistema não tem mais nada para oferecer à humanidade. “O modelo de produção capitalista se esgotou. Essa é uma crise do sistema capitalista inteiro. Em alguns lugares ainda é possível haver algum crescimento, mas de modo geral o capitalismo não tem saída”, explicou.


Em sua intervenção, Daniel Romero desmentiu a história de a crise já ter acabado, denunciou o governo Lula por entregar dinheiro a bancos e empresas e apontou o socialismo como saída para os trabalhadores. “É preciso ter independência dos governos, lutar por emprego e salário e construir o socialismo como alternativa”, defendeu.



JOSÉ ARBEX E DANIEL ROMERO FALAM SOBRE A CRISE DO CAPITALISMO






Nenhum comentário:

Postar um comentário