quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Fechamento da UBS

Remanejamentos de postos de saúde em Mossoró vão precisar de autorização da Suvisa
Em reunião realizada na tarde de ontem, dia 20, na sala da Promotoria do Ministério Público, os representantes da Prefeitura de Mossoró, do MP e da Regional do Sindsaúde discutiram uma solução para o impasse criado pela tentativa de fechamento das unidades de saúde do município. O saldo da reunião foi um acordo, proposto pela Promotoria, apontando a necessidade da Prefeitura apresentar um alvará sanitário da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa) para poder realizar qualquer transferência de postos de saúde.
De acordo com o documento assinado, a prefeitura deverá enviar um relatório com os remanejamentos que planeja fazer nas unidades de saúde para a Suvisa. Após receber este relatório, a Suvisa fará uma vistoria nas instalações das unidades citadas para autorizar, ou não, as mudanças. O termo ainda prevê que enquanto o processo de autorização não for concluído, a prefeitura não poderá fazer nenhuma mudança na área da saúde.
No encontro, a Gerente Executiva da Saúde, Jacqueline Amaral, reafirmou que os fechamentos de unidades estão sendo feitos por causa dos impactos da crise econômica munidal nas contas do município. Para o diretor regional do Sindsaúde, João Morais, que também esteve na reunião, as razões da prefeitura são incoerentes.
"No dia 1º de agosto, a prefeitura tirou direitos dos trabalhadores, alegando que era pra não mexer na saúde do município. Agora, no dia 1º de outubro, alegando economia para não mexer na folha dos funcionários, vem com essa política de fechar unidades de saúde. Muito interessante tudo isso.", questionou Morais.
O Sindsaúde vai continuar mobilizando os trabalhadores e a população para impedir o fechamento das unidades de saúde no município, como é o caso da UBS do Abolição II. Durante a reunião na Promotoria, compareceram cerca de 80 pessoas, entre trabalhadores do setor e membros da comunidade que será atinginda pela mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário