sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Mossoró: saúde em alerta

Comunidade se mobiliza para evitar fechamento de diversas unidades de atendimento à saúde*
Inconformados com a transferência dos principais atendimentos da UBS do Abolição II para a Abolição III e com o desmembramento das especialidades oferecidas no prédio do Ambulatório Materno-Infantil (AMI), que deixará de funcionar no atual endereço, lideranças comunitárias e o Sindisaúde estão mobilizando os moradores para uma manifestação de protesto no próximo dia 14, em frente à praça da igreja Nossa Senhora de Fátima, no Abolição II.

Segundo João Morais Pereira, presidente do Sindisaúde, o movimento conta com a adesão de Irmã Ellen, dirigente do Lar da Criança Pobre, e do pe. Elizeu, que se comprometeu a divulgar e apoiar o movimento. A UBS do Abolição II oferece atualmente diversas especialidades, como odontologia, pediatria, ginecologia, atendimento especializado ao idoso e aos portadores de hanseníase e tuberculose. A transferência dessas especialidades para a UBS do Abolição III vai obrigar os cerca de 2.500 usuários atualmente atendidos no Abolição II a se deslocarem por quase dois quilômetros até a unidade do conjunto vizinho, além de correrem risco na travessia da BR que divide as localidades.
Atualmente, a Unidade de Saúde do Abolição III atende cerca de 1.000 usuários. "Estamos preocupados com a segurança e o desconforto dos pacientes que, com saúde debilitada, ainda vão ter que andar cerca de 20 minutos para chegar ao médico. A maioria não tem condições de pegar um ônibus com frequência. Isso é um desrespeito com a comunidade," afirmou João, ressaltando o caso dos idosos que sofrerão bastante com essa mudança.
*Fonte: Jornal O mossoroense - 09/10/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário