quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Influenza A

Mossoró tem um caso confirmado de gripe suína

A Secretaria de Saúde registra o primeiro caso da Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína, no município. No início desta semana, a suspeita foi confirmada oficialmente através do resultado do exame realizado em Belém (PA).

O coordenador do Grupo de Prevenção à Gripe Suína em Mossoró, Luiz Gomes, informa que atendendo a uma orientação do Ministério da Saúde (MS) não é possível revelar a identidade da pessoa infectada. "Por ser uma doença nova, existe muito preconceito da população", justifica. No entanto, ele ressalta que devido à demora do resultado do exame, esta pessoa já deve estar curada.

Para o laboratório foram enviados dez exames de pessoas mossoroenses com suspeita da Influenza A (H1N1), sendo que, até o momento, apenas um foi confirmado. "Já recebemos alguns exames que tiveram o resultado negativo e outros ainda estamos esperando o resultado", afirma Gomes.

Ele enfatiza que devido à confirmação do caso, é possível afirmar que o vírus da doença está circulando pela cidade, assim como em outras regiões do país. No entanto, não há motivos para a população se preocupar, segundo afirma o infectologista Alfredo Passalaqua.

O especialista diz que embora seja uma doença nova, para prevenir a Influenza A (H1N1) o cidadão basta ter cuidados normais, como nos casos de gripe normal. "As crianças, os idosos e pessoas com doenças crônicas merecem um cuidado especial", frisa.

Ele orienta que as pessoas evitem estar em locais com aglomeração, mantenham uma boa higiene, principalmente lavando bem as mãos, e mantenham sempre uma boa alimentação. E em caso de infecção respiratória procurar um médico para que este possa receitar o tratamento adequado.

Alfredo Passalaqua salienta que o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) dispõe de uma quantidade de Tamiflu (medicamento utilizado no combate à gripe suína) suficiente para atender um número significativo de pacientes da cidade.
Fonte: jornal O mossoroense - 25/11/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário