sexta-feira, 7 de maio de 2010

Saúde

São Gonçalo: PSF de Serrada está abandonado

O descaso com a saúde em São Gonçalo do Amarante parece não ter limites. Desde que assumiu o município, o prefeito Jaime Calado (PR) só aprofundou os problemas existentes nos postos de saúde e unidades do PSF (Programa Sáude da Família). Se já faltavam materiais básicos de trabalho, agora nem mesmo higiene existe mais. Os postos estão ainda piores.

Paredes marcadas por ninhos de cupins

Desta vez, no último dia 29, o Núcleo do Sindsaúde flagrou uma situação inacreditável. Na Unidade de Saúde da Família de Serrada, os problemas são assustadores. De acordo com os diretores do sindicato, que visitaram o local, a unidade funciona numa casa pequena, quente e sem as menores condições físicas e sanitárias. A sala de curativo, por exemplo, é usada como expurgo (limpeza de material contaminado) e também como sala de esterilização.

Sala de curativos usada como expurgo; paredes mofadas

Mas isso não é tudo. Todo o posto do PSF está infestado de ratos. Fezes e urina dos animais são facilmente encontradas em medicamentos e até mesmo nos utensílios que os funcionários usam para fazer as refeições. Além disso, o material de limpeza é guardado no mesmo armário das panelas e talheres.

Fezes de rato junto aos talheres

No dia em que o sindicato visitou a unidade, a gerente do posto estava levando para a Secretaria de Saúde cerca de 60 frascos de dipirona em gotas, todos contaminados com urina de rato. É claro que tanto descaso com as condições sanitárias da saúde municipal acabaria com a contaminação de alguém. Em 2009, a enfermeira da unidade contraiu leptospirose, doença transmitida pela urina do rato.

Entre medicamentos também são encontradas fezes e urina de ratos

Como se esta situação não fosse o bastante, todas as casas ao redor do PSF de Serrada estão infestadas de ratos. A população já fez várias reclamações, mas até agora a prefeitura não resolveu o problema.

Para a diretora do Núcleo do Sindsaúde, Simone Dutra, o caos da saúde em São Gonçalo é um reflexo de como o prefeito trata os serviços públicos e a população que precisa deles. "Há muito tempo que nós, do sindicato, estamos denunciando as condições da saúde no município. A situação das unidades é dramática. Não há estrutura nos postos, nem físicas nem sanitárias, falta material básico de atendimento e os funcionários ainda são perseguidos quando fazem denúncias. E o pior: o Ministério Público tem conhecimento de todas estas condições, mas até o momento não fez nada. O prefeito Jaime Calado faz o que quer com a saúde de São Gonçalo, colocando em risco a vida da população e dos trabalhadores.", denuncia a diretora.

Ainda de acordo com Simone, o sindicato está fazendo vários protestos nas unidades, com o objetivo de mobilizar os usuários dos serviços públicos e os servidores para enfrentarem as péssimas condições da saúde impostas pelo prefeito Jaime Calado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário