segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Denúncia

DIREÇÃO ESTADUAL DO SINDSAÚDE ESCONDE ASSEMBLEIA E APROVA COOPERATIVA FINANCEIRA

Cooperativa vai emprestar a juros o dinheiro do próprio sócio e endividar ainda mais os trabalhadores.

No último dia 21 de agosto, a maioria da direção estadual do Sindsaúde (Natal) aprovou em assembleia a criação de uma cooperativa financeira. A assembleia contou apenas com servidores de Caicó, Curais Novos, Pau dos Ferros, Apodi e São José do Mipibu. Como sempre ocorre quando a estadual quer impor sua vontade aos trabalhadores, a aprovação desta cooperativa só teve a participação dos locais em que a direção tinha a certeza da aprovação.

Nos demais locais, como os maiores hospitais do Estado e as unidades de referência de Natal, o cartaz da assembleia foi colado dois dias antes da assembleia. A Regional do Sindsaúde de Mossoró, a maior do estado, não foi nem mesmo comunicada da existência de tal assembleia. Ou seja, a cooperativa foi aprovada sem debate com os servidores da saúde.

A direção estadual escondeu o debate para que não houvesse risco de não se aprovar a cooperativa financeira. Nem no site oficial do Sindsaúde a assembleia foi divulgada. Esta é mais uma prova da total ausência de democracia desta direção. Um desrespeito com os sócios, que são os verdadeiros donos dos recursos do sindicato e que deveriam ter o direito de decidir. Mas isso não é possível com esta direção, que age como se o sindicato fosse sua propriedade.

A cooperativa financeira foi aprovada e vai servir para transformar o sindicato em um banco. Até mesmo um investimento de R$ 150 mil já foi feito. A Oposição CSP-Conlutas na Saúde, da qual Mossoró e São Gonçalo fazem parte, foi contra a criação dessa cooperativa, que vai emprestar a juros o dinheiro do próprio sócio e endividar ainda mais os trabalhadores.

Por isso, é muito importante mudar a direção estadual. A falta de democracia com os servidores precisa acabar e o sindicato tem que voltar ao caminho da luta, sem esse grupo que hoje domina o Sindsaúde (Natal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário