sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Em Mossoró...

Sindicato avalia que número de agentes de saúde convocados pela PMM é insuficiente

O Jornal Oficial de Mossoró (JOM) publicou ontem a nomeação de 64 concursados para os cargos de agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. No total, foram convocados 26 agentes de endemias e 38 agentes de saúde. Segundo o coordenador regional do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN), o número de agentes de endemias convocados é suficiente para atender à demanda, mas não se pode dizer o mesmo dos agentes de saúde.

"Seria necessário pelo menos uma média de três agentes por unidade de saúde, como temos 38 deveriam ter sido convocados 114 concursados. Infelizmente, foram nomeados somente 38, o que dá uma média de um agente por unidade. Os profissionais reclamam que as unidades devem atender 150 famílias, mas tem unidade atendendo 250 famílias. Daí a necessidade de mais agentes", esclarece o coordenador do Sindsaúde/RN.

A convocação dos profissionais foi anunciada durante audiência da Prefeitura com o sindicato. De acordo com João Morais, a entidade aproveitou a oportunidade para expor algumas reivindicações. "Argumentamos que a quantidade de agentes de saúde era insuficiente e o gerente Benjamim Bento disse que iria fazer um estudo da necessidade para mais nomeações", comenta o sindicalista.

Além de mais nomeações, o sindicato também solicitou, segundo João Morais, reajuste da gratificação da produtividade e da gratificação de atividades estaduais. "Essas gratificações estão sem reajuste desde 2007. Por isso, reivindicamos a inflação acumulada do período além de 100% para a produtividade e 50% para as atividades estaduais", explica.

O Sindsaúde/RN também reivindicou a implantação da gratificação de campo para os agentes de saúde e de endemias, que devem ser calculadas com o percentual de 50% sobre o salário base. "A equipe de técnicos da Prefeitura ficou de fazer um estudo de viabilidade das reivindicações e nos convocar para outra reunião", conclui João Morais.


Fonte: O Mossoroense - 07/09/2012

Um comentário: