sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Organizando a luta

Segundo encontro dos agentes de saúde e de endemias de Mossoró reúne mais de 200 trabalhadores e aprova dia de paralisação estadual

Auditório lotado. Mais de 200 agentes.
Mais de 200 trabalhadores participaram do 2º encontro de agentes de saúde e de endemias de Mossoró, realizado nesta quinta-feira (27), no auditório do Sesi. Organizado pelo Sindsaúde/RN – Regional de Mossoró, o evento debateu a atual luta dos agentes pela aprovação do Piso Nacional da categoria, no valor de dois salários mínimos, e aprovou uma paralisação estadual para o dia 6 de dezembro, com um ato público na Governadoria, em Natal.

O encontro contou com a participação de Damião Braz, diretor da Confederação Nacional dos Agentes (Conacs), e de Priscila Costa, diretora do Sindicato dos Servidores de Itabira (MG). Os dois convidados falaram sobre a história da luta dos agentes em busca do Piso Nacional e esclareceram o andamento das negociações junto ao governo federal para aprovação do projeto de lei. “Temos 60% de caminho andado.”, disse Damião Braz.

Abertura
A abertura do encontro foi marcada pela emoção e por uma justa homenagem. Em memória de três trabalhadores da saúde, falecidos recentemente, um grupo de agentes de saúde e de endemias entrou no auditório cantando “agentes unidos jamais serão vencidos”. O ato relembrou a disposição de luta de Maria Da Guia, ex-diretora do Sindsaúde, da agente de saúde Maria Geovania e do também agente de saúde, Ary Felipe, de São Gonçalo do Amarante. “Se estivessem vivos, certamente eles estariam nesse encontro conosco.”, afirmou Antônia Géssia, diretora do Sindsaúde de Mossoró.

Participaram da mesa de abertura os diretores regionais do sindicato, o diretor do Núcleo do Sindsaúde de São Gonçalo, Vivaldo Dantas, e o diretor do Sindicato dos Agentes de Fortaleza, Alexandre Barroso. A direção estadual do Sindsaúde também esteve presente. “Esse é um momento muito importante. Estamos reunidos para discutir os próximos passos da luta. Não abrimos mão do enfrentamento por direitos. Por isso, tenho orgulho de ser agente de endemias.”, comentou Ana Melo, diretora do Sindsaúde de Mossoró.


Para João Morais, a reivindicação pelo Piso Nacional vai precisar do conhecido espírito de luta da categoria. “Vamos retomar aquele espírito de luta. Para lutar contra os prefeitos que não respeitam os direitos dos trabalhadores, vamos ter que matar um leão por dia.”, declarou. Vivaldo Dantas, do Sindsaúde de São Gonçalo, recordou a importância do sindicato de Mossoró na organização dos agentes, e criticou a direção estadual (Natal) por abandonar a categoria. “Há muito tempo o Sindsaúde está na luta pelos agentes, lutando pelos direitos mais básicos. Foi o Sindsaúde que fez os agentes se sentirem como classe, como categoria. Mas, infelizmente, hoje a direção estadual abandonou os agentes e dividiu os trabalhadores da saúde.”, lembrou.


Vivaldo Dantas também destacou a necessidade de os trabalhadores serem independentes dos políticos que atacam seus direitos. “Não podemos lutar todos os dias por nossos direitos e na época das eleições estarmos de braços dados e fazendo campanha para os políticos que retiram nossos direitos. Por isso, nossa Central Sindical e Popular – Conlutas é tão importante, porque é independente dos governos, ao contrario da CUT.”, defendeu.


Na abertura, ainda foi exibido um vídeo mostrando as lutas dos agentes de saúde e de endemias, entre os anos de 2005 e 2012.


Damião Braz, da Conacs, fala sobre o Piso.
Piso Nacional
Nas palestras sobre a luta em defesa do Piso Nacional dos agentes, Damião Braz e Priscila Costa relembraram a história da reivindicação da categoria e explicaram o andamento do processo de negociação com o governo federal. Segundo Damião, a proposta do Ministério da Saúde é pagar um piso no valor de R$ 722, ao contrário dos dois salários mínimos reivindicados pela categoria. A Conacs foi contra e apresentou uma contraproposta ao governo. Para a Conacs, o piso dos agentes passaria para R$ 935 a partir de janeiro de 2013 e seria reajustado ano a ano até atingir o valor de dois mínimos em 2015. Além disso, seria criado um Fundo de Participação para ampliar as contrapartidas da União, Estados e Município a fim de garantir o pagamento do piso.

Essa proposta Confederação Nacional dos Agentes (Conacs) ainda espera uma resposta do governo federal. Mas a entidade estará em Brasília nos dias 9, 17 e 18 de novembro para pressionar o governo a aceitar a reivindicação. “Fiquei emocionada de ver a força e a disposição de luta dos agentes de Mossoró. Não vamos sair dessa luta decepcionados. Com a união dos trabalhadores, com a Conacs e o Sindsaúde de Mossoró, nós vamos alcançar nosso objetivo.”, destacou Priscila. “São pessoas como essas, daqui do Rio Grande do Norte, que nos incentivam a continuar lutando para que logo, logo, num futuro bem próximo, a gente consiga alcançar o nosso piso nacional.”, afirmou Damião.


Paralisação estadual
Ao final do encontro, os agentes de saúde e de endemias aprovaram a realização de uma paralisação estadual da categoria para o dia 6 de dezembro, com um ato público na Governadoria, em Natal. Para isso, o Sindsaúde de Mossoró vai exigir que a direção estadual do sindicato (Natal) mobilize todos os agentes do Rio Grande do Norte para o protesto e garanta caravanas de todo o estado. O objetivo dessa paralisação é pressionar o governo do RN a assumir a sua contrapartida financeira no pagamento do Piso Nacional dos agentes. “Quero pedir que cada um de vocês aqui ajude a pressionar a direção estadual do Sindsaúde nessa luta, já que eles abandonaram a categoria.”, finalizou João Morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário