quarta-feira, 6 de março de 2013

Deu na imprensa

Agentes de endemias elaboram pauta de reivindicações

Os agentes de combates a endemias de Mossoró se reuniram em assembleia ontem pela manhã na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (SINDISAÚDE) para discutir problemas que a categoria vem passando. Ainda foi elaborada uma pauta de reivindicações que será apresentada em uma audiência com a Prefeitura de Mossoró no dia 14 deste mês.

Ao receber os salários do mês de fevereiro, os profissionais tiveram uma surpresa ao ver que uma parte havia sido descontada. Os valores variavam de acordo com cada servidor, mas a média de desconto foi de R$ 120,00.

A direção do Sindisaúde chegou a desconfiar que o dinheiro a menos nas contas se tratava de uma espécie de represália do município por que os agentes de endemias passaram a trabalhar 30 horas semanais a partir do dia 15 de janeiro, e não mais as 40 horas como era antes. “A carga horária dos profissionais é de 30 horas e não 40”, disse João Morais, coordenador regional do sindicato.

O impasse foi assunto de uma audiência entre o Sindisaúde e a Secretaria de Saúde na tarde de segunda-feira, 4. “A secretária Jaqueline Amaral disse que não foi nenhuma represália e justificou dizendo que houve um problema no sistema e vários servidores da saúde, até médicos, tiveram descontos. Ela disse ainda que o problema já estava sendo resolvido e até amanhã [hoje] o dinheiro que estava faltando ia está na conta”, informou João Morais.

Um outro encontro, dessa vez no gabinete da até então prefeita Cláudia Regina, serão abordados outros assuntos de interesse geral dos agentes de endemias.

“Vamos discutir a questão das 30 horas, pedir que o município faça a implantação do plano de cargos, carreiras e salários, reajuste salarial de 15%, reajuste na produtividade que está congelado desde 2007 no valor de R$ 60,00, pagar a inflação dos últimos cinco anos mais 5% de reajuste, discutir a gratificação dos servidores do Estado que estão cedidos ao município e reivindicar que se faça a convocação dos aprovados no concurso”, apontou o coordenador regional do Sindisaúde.

O número atual de agentes de combates a endemias é insuficiente para atender toda a cidade, segundo João Morais. “São apenas 119 servidores para dar conta da demanda da cidade toda. Atualmente estamos com 11 áreas descobertas e cada área dessas representa de 800 a 1 mil imóveis”, destaca.

Fonte: Gazeta do Oeste – 05/03/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário