quarta-feira, 27 de março de 2013

Deu na imprensa

Sindicato dos Trabalhadores da Saúde denuncia falta de agentes comunitários e de combate a endemias

João Morais (Sindsaúde)
O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN) denuncia a falta de profissionais para o trabalho de agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias. Segundo a entidade, isso gera dúvida na prevenção de doenças e explora os profissionais com sobrecarga de horas de trabalho.

"A Lei Municipal de 2006 que criou os cargos de agente comunitário de saúde e agente de endemias diz que, nesse ano, seriam necessários 530 agentes comunitários e 170 agentes de endemias para atender satisfatoriamente à cidade. No entanto, atualmente, o município conta somente 388 agentes comunitários e 119 agentes de endemias. Ou seja, o número não chegou nem ao que seria necessário no ano de 2006", afirma o coordenador regional do Sindsaúde/RN, João Morais.

O sindicalista ainda afirma que os servidores estão trabalhando mais do que deveriam e não são recompensados financeiramente por isto. "O Plano de Cargos diz que a carga horária desses trabalhadores é de 30 horas semanais. No entanto, eles estão trabalhando 40 horas e não estão recebendo por essas horas extras. Há um mês os servidores trabalharam 30 horas e tiveram seus salários descontados", explica o coordenador regional do Sindsaúde.

Segundo João Morais, essas reivindicações já foram repassadas à Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM). "Tivemos audiência no dia 26 de fevereiro e eles ficaram de nos dar uma resposta até o dia 14 de março. No entanto, ainda não recebemos nenhum retorno", diz. Os trabalhadores da Saúde irão se reunir no dia 9 de abril para discutir as reivindicações.

"Precisamos de um retorno porque é necessário que se convoque, com urgência, os aprovados no último concurso, que já vai vencer no mês de maio. A quantidade atual de profissionais é insuficiente para atender o município. A consequência da situação é que toda a zona rural e 11 áreas da zona urbana estão descobertas dos trabalhos dos agentes de endemias.

O coordenador regional do Sindsaúde ainda destaca que na próxima semana será feita uma denúncia na Procuradoria com relação aos itens de trabalho dos agentes. "O fardamento está incompleto e os servidores não estão recebendo protetores solar e labial", esclarece.

A assessoria da Secretaria Municipal da Saúde explica que a Procuradoria do Município pediu mais prazo para analisar as reivindicações dos servidores porque não deu tempo julgar a pauta. "A Procuradoria ficou de avaliar e retornar para a secretaria. Acreditamos que antes da assembleia dos servidores já tenha acontecido a reunião com o sindicato", conclui.

Fonte: O Mossoroense – 27/03/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário