sábado, 8 de junho de 2013

Vitória dos trabalhadores!

AGENTES DE SAÚDE CONQUISTAM JORNADA DE 30 HORAS EM MOSSORÓ


Foram cinco meses de muita luta. Teve protesto, ato de rua, negociação, paralisações, ameaça de greve. Não foi fácil. Os agentes de saúde precisaram brigar muito. Mas, no fim, a Prefeitura de Mossoró acabou cedendo. Na quinta-feira, dia 6, em audiência com o Sindsaúde, a prefeita Cláudia Regina (DEM) anunciou que atenderia as principais reivindicações da categoria. Graças à forte mobilização, os agentes conquistaram a redução da jornada de trabalho, de 40h para 30h, sem redução de salário; o aumento de 50% na GRAPS e a convocação de 87 novos agentes de saúde.

Em maio, os agentes de endemias já haviam conseguido o reconhecimento das 30 horas, além do reajuste salarial de R$ 5,84%, referente à inflação de 2012, que também foi conquistado pelos agentes de saúde. Essa vitória dos trabalhadores não é fruto da bondade da Prefeitura. Cláudia Regina é aliada do criminoso governo de Rosalba Ciarlini (DEM).

A prefeita sabe da força dos agentes em Mossoró e não quis desgastar sua gestão logo no início. “Essa vitória é nossa. Não caiu do céu. Alcançar nossas principais reivindicações só foi possível porque os agentes acreditaram na própria força.”, destaca Antônia Géssia, diretora da Regional do Sindsaúde.

A redução da jornada e o reajuste de 50% da GRAPS vão para a Câmara Municipal na forma de projetos de lei. Serão aprovados para garantir a conquista. A prefeita tentou fazer da audiência com o sindicato um palco para suas ações. Chegou a anunciar para a imprensa que havia zerado as reivindicações da saúde. Nada mais falso. Embora tenha atendido as principais, as reclamações ainda são muitas. Faltam condições de trabalho, fardamento, protetor solar e a convocação de mais agentes de endemias. A luta não acabou.

O diretor João Morais critica a falsa propaganda da Prefeitura. “Não tem nada zerado e os trabalhadores sabem disso. A luta vai continuar pelas outras reivindicações. O Sindsaúde esteve na linha de frente de outras conquistas, como o adicional de insalubridade. Não vamos parar por aqui.”, diz ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário