domingo, 8 de maio de 2016

Angicos: Greve da enfermagem termina com vitória das servidoras





A greve da enfermagem de Angicos se encerrou nesta quarta-feira 04/05, após duas semanas de paralisação, com vitória das servidoras municipais de Angicos. Com o acordo de greve assinado, a categoria conquista:

1. Adicional de insalubridade fixado em 40%;
2. Custeio da moradia para as trabalhadoras que moram em outras cidades;
3. Avançar na implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários;

Prefeito tentou criminalizar greve,  mas a luta das trabalhadoras prevaleceu

A greve foi decidida por unanimidade em assembleia da enfermagem realizada na quarta-feira 13/04, após o não avanço dos diálogos com a gestão municipal. As trabalhadoras chamaram um ato público em frente à prefeitura na terça-feira, 19/04, que teve adesão dos estudantes universitários e que bloqueou o trânsito em frente à prefeitura. No decorrer da greve, o prefeito Júnior Batista (DEM) pediu a suspensão do movimento na justiça, mas foi derrotado por uma liminar, e a greve continuou. Após um novo protesto convocado pelo Sindsaúde Mossoró em frente à sede do executivo municipal, na segunda 02 de maio, o prefeito aceitou negociar com as trabalhadoras e cedeu em parte das reinvindicações.

A greve acabou mas a luta continua

A maior vitória da greve não são os ganhos econômicos, mas a consciência de que só a luta e a união entre os trabalhadores podem mudar nossa vida. Com o ajuste fiscal de todos os governos, que jogam a conta da crise nas costas da classe trabalhadora, é necessário se manter firme para mais ataques que virão. Neste sentido, o Sindsaúde, junto das servidoras de luta de Angicos, compromete-se em manter uma campanha pelas 30 horas, pelo reajuste salarial para suprir as perdas da inflação, auxílio-alimentação e auxílio-transporte. Sempre em defesa do SUS 100% estatal, gratuito e de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário