sexta-feira, 27 de maio de 2016

Governo deixa faltar material para análise de sangue




Suspensão de procedimentos cirúrgicos, paralisação das transfusões. O cenário se tornou preocupante para os pacientes que precisam de sangue nesta semana. Os estoques esvaziaram, não por falta de sangue, e sim pela interrupção dos exames de sorologia no Hemonorte em Natal. Sem estes exames, não tem como analisar se o sangue está seguro para transfusão. E todo o sangue coletado é desperdiçado, pois o mesmo só tem data de validade de 5 (cinco) dias.

Os exames foram interrompidos pois o governo não supriu o Hemonorte com o material necessário para testar as bolsas de sangue (os chamados kits de sorologia). Sem o material necessário, não há como analisar o sangue, os estoques esvaziam e a saúde fica mais uma vez paralisada. Cirurgias são canceladas e a vida de milhares é ameaçada pelo esvaziamento dos estoques.

Estes problemas não são comuns. São um reflexo do processo de sucateamento que o SUS está sofrendo, do corte de verbas para a saúde pública e dos investimentos sociais em geral. A política de ajuste fiscal significa mais cortes e sofrimentos para o povo pobre, para desviar mais dinheiro para pagamentos de juros à banqueiros e agiotas internacionais, para a chamada dívida pública. Com o ajuste fiscal de Dilma/Temer, que os governadores e prefeitos adotam também, a classe trabalhadora só tem a perder. Devemos denunciar o descaso do governo e reivindicar nossos direitos, mesmo que para isso tenham que sair aqueles que são contra o povo.  Cada vez mais se torna necessário engrossar a luta, para defender nossas conquistas.

Exigimos o suprimento dos kits de Sorologia, já! As vidas não podem esperar!
Condições de trabalho para os servidores do Hemonorte!
Todas e todos à paralisão unificada dos servidores em 02 de junho, as 09h, com ato saindo do Walfredo Gurgel!
Construir a greve geral! Fora Todos! Eleições Gerais Já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário