quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Retirada de direitos

Servidores denunciam redução do auxílio-transporte

Imagine um trabalhador que tem o orçamento mensal da família delimitado, incluindo gastos com alimentação, saúde e transporte e ao receber o pagamento do mês descobre que o valor repassado foi abaixo do normal, comprometendo o custeio das despesas. Foi o aconteceu com os servidores da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado (Sindsaúde) - Regional de Mossoró, o Poder Executivo reduziu o valor referente ao auxílio-transporte sem comunicar à categoria.

Indignado com a medida da Prefeitura, o diretor do Sindsaúde, João Morais, diz que os agentes de saúde e os de endemias foram surpreendidos ao receberem o pagamento referente ao mês de agosto. "No mês anterior foi quitado o valor correto, de R$ 162,80 para os servidores que trabalham dois horários e precisam de quatro passagens por dia para o deslocamento. No entanto, no último pagamento o auxílio-transporte foi de 148 reais, uma perda de quase quinze reais. Isso pode não ser significante para a Prefeitura, mas para os trabalhadores representa muito. Além de ser um desrespeito à categoria", revela João Morais.

O diretor da entidade sindical disse que irá realizar uma assembleia com a classe para decidir quais medidas que serão tomadas contra a redução do auxílio-transporte. "Recentemente, a Prefeitura reuniu em um clube da cidade os agentes comunitários de saúde para comemorar o dia do agente. O curioso é que a data de comemoração do agente de saúde é 4 de outubro. Essa redução foi um verdadeiro presente de grego", conta João Morais.

Segundo Manoel Bizerra, titular da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, a Lei Municipal determina que o valor do auxílio-transporte deve atender ao número de deslocamento em dias úteis. "O valor pago é proporcional ao número de dias que serão trabalhados no mês de setembro, pois o auxílio sempre é repassado para custear o gasto com serviço no mês posterior", explica.

Fonte: O Mossoroense - 02/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário