segunda-feira, 30 de maio de 2011

Cadê a democracia?

SOMOS CONTRA A PARTICIPAÇÃO DO SINDSAÚDE EM COOPERATIVA FINANCEIRA

Uma prova da ausência da base do Sindsaúde para decidir os rumos da entidade é a participação do sindicato numa cooperativa financeira junto com o Sindicato dos Médicos, Sindicato dos Odontólogos, Sindicato dos Profissionais de Enfermagem da Força Sindical e Sindicato dos Técnicos em Radiologia. Sem fazer nenhuma discussão com a base, a diretoria do Sindsaúde anunciou a formação da cooperativa, que de fato se propõe a ser um banco.

Além da participação financeira individual dos sócios, o sindicato irá aplicar cerca de R$150 mil, conforme anunciou em um dos jornais do Sindsaúde de 2011. Diante desta situação, a Oposição CSP-Conlutas no Sindsaúde/RN se coloca CONTRA A PARTICIPAÇÃO DO SINDSAÚDE NESTA COOPERATIVA FINANCEIRA. Saiba as razões:

1 - A principal missão de um sindicato é a LUTA. Todo recurso financeiro da entidade deve estar à disposição das necessidades políticas da categoria. Isto não vem acontecendo no Sindsaúde. As nossas greves não contam com campanha na mídia, seja através de nota na TV, outdoor ou qualquer outro instrumento de comunicação.

2 - A criação de uma cooperativa financeira ou banco reforça a dependência dos trabalhadores aos empréstimos que, por menor que seja a taxa de juros, ainda será gigantesca, pois no Brasil se praticam os maiores juros do mundo. Ao invés de retirar dinheiro do sócio para investir num banco que irá lhe emprestar seu próprio dinheiro a juros, o Sindsaúde deve investir em instrumentos que fortaleçam a organização e a luta de todos os trabalhadores da saúde;

3 - Hoje o poder financeiro do Sindsaúde vem da contribuição voluntária dos seus sócios que, em tese, devem definir onde aplicar os recursos do sindicato. Com o investimento no mercado financeiro por meio de uma cooperativa, os diretores do Sindsaúde passarão a administrar recursos além da contribuição sindical dos seus sócios. Isso pode fazer com que o sindicato percam os rumos da luta, como vem ocorrendo com sindicatos da CUT e da Força Sindical.Estes utilizam recursos de cooperativas e fundos de pensão para impor aos trabalhadores uma política de submissão diante de patrões e governos. Além disso, o enriquecimento ilícito dentro do Sindicato pode acontecer, nesta ou em outra diretoria.

Defendemos que o Sindsaúde/RN Estadual saia imediatamente desta cooperativa de crédito, já que nenhuma discussão sobre o tema foi feita com o conjuntos dos trabalhadores da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário