segunda-feira, 16 de maio de 2011

Rafael Fernandes

"O governo pode ter recuado, mas nós vamos continuar mobilizados.", diz diretor do Sindsaúde Mossoró sobre fechamento de hospital

O governo de Rosalba Ciarlini (DEM) pode querer fechar o Hospital Rafael Fernandes, especializado em cuidar de pacientes com doenças infectocontagiosas, como Aids, hanseníase, hepatite C, doença de Chagas e calazar. O anúncio do possível fechamento foi dado pela subsecretária da Saúde da Região Oeste, Dorinha Burlamaqui, no último dia 10.

A subsecretária afirmou que o hospital possui 200 funcionários, mas que a quantidade de atendimentos é pequena e não compensa a manutenção do serviço. Assim, o governo estaria planejando transferir os pacientes e os tratamentos oferecidos para o Hospital Tarcísio Maia e para a capital. Entretanto, dois dias após o anúncio e depois da preparação de um protesto dos trabalhadores, a subsecretária negou a intenção do governo. Disse que foi um engano. "O governo pode ter recuado, mas nós vamos continuar mobilizados.", alertou João Morais, diretor do Sindsaúde de Mossoró.

O Hospital Rafael Fernandes é o único da região que oferece tratamento para doenças infectocontagiosas. Seus serviços são essenciais e bastante procurados pela população. De acordo com o setor de estatística do hospital, por mês, são atendidos 600 pacientes com HIV, 800 com hanseníase, 130 com hepatite C e 93 com doença de Chagas.

Ao contrário do que disse a subsecretária da Saúde Dorinha Burlamaqui, o hospital não possui um baixo índice de atendimento. Há, inclusive, falta de leitos para mais tratamentos, como é o caso do setor de HIV.

O Sindsaúde Mossoró chama todos os servidores e a população para impedir o fechamento deste importante hospital e defender a saúde pública de qualidade contra os ataques da governadora Rosalba Ciarlini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário