segunda-feira, 16 de maio de 2011

Deu na Imprensa

Servidores e pacientes do Rafael Fernandes promovem ato contra desativação da unidade

Diante da notícia de um possível fechamento do Hospital Regional Rafael Fernandes, servidores e pacientes realizaram ontem, 13, um ato em prol do hospital. O Rafael Fernandes é a única unidade hospitalar de referência no tratamento e acolhimento de pessoas com doenças infectocontagiosas na região Oeste.

A mobilização coordenada pela direção local do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN) reuniu membros da entidade de apoio aos portadores do vírus da Aids, o Grupo Aprendendo a Viver Positivamente (GAV +).

Na ocasião, o diretor regional do Sindsaúde, João Morais, disse que em visita na última quinta-feira, 12, a subsecretária da Saúde, Dorinha Burlamaqui, recuou em relação às declarações dadas à imprensa sobre o fechamento do Hospital Rafael Fernandes. "Ela disse que foi um mal-entendido, que se expressou mal à imprensa, ou seja, recuou. Mas estamos atentos, não deixaremos que ocorra a desativação do Hospital Rafael Fernandes", declara o sindicalista.

Atualmente o hospital tem mais de 22 pacientes internados, além de uma média mensal de 600 atendimentos a pacientes soropositivos, 800 de hanseníase, 130 de hepatite C e 93 de doença de Chagas.

Com a possível desativação do Hospital Rafael Fernandes, os pacientes temem serem transferidos para unidades especializadas em Natal. A soropositiva Maria Auxiliadora de Almeida conta que muitos pacientes de comunidades rurais e de outras cidades da região já sofrem com os transtornos do deslocamento para Mossoró e caso o hospital seja fechado, as dificuldades irão aumentar.

"Quem tem essa patologia já sofre muito com preconceito e no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) não vão querer nos atender. E Natal não tem como atender essa demanda daqui e o deslocamento iria prejudicar muito nosso tratamento. Passei um período internada lá pude constatar a realidade. Já no Rafael Fernandes recebemos um atendimento digno", revela a paciente.

Com quase 40 anos de funcionamento, o Hospital Rafael Fernandes recebeu recentemente do Ministério da Saúde (MS) o selo prata de Qualidade em atendimento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário