sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Deu na Imprensa

SINDSAÚDE SOLICITA A INTERVENÇÃO DO MP

Entidade sindical pede a convocação dos agentes de endemias aprovados no último concurso

O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Rio Grande do Norte (SINDSAÚDE/RN), sede de Mossoró, solicitou a I Promotoria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania para que apure o que chama de “desrespeito cometido pela Prefeitura Municipal de Mossoró com seus cidadãos no combate à dengue”. A entidade sindical afirma que o número de agentes de endemias está muito abaixo da demanda.

Segundo João Morais, presidente do sindicato, atualmente Mossoró conta com 51 agentes em campo, o que corresponde a apenas 30% da quantidade que prevê a Lei 922, aprovada pelo próprio município em 2006.

“De acordo com a lei, deveriam estar trabalhando 170 agentes. A falta desse pessoal acaba deixando 59 áreas da cidade descobertas e os profissionais sobrecarregados para tentar dar conta de tudo”, disse João, explicando que cada área corresponde entre 800 e mil imóveis.

A Prefeitura de Mossoró realizou em março deste ano um concurso público oferecendo 177 vagas para a admissão de profissionais nas áreas da saúde, urbanismo e meio ambiente, sendo 60 delas para o cargo de agentes de endemias.

O secretário de Administração do município, Manoel Bizerra, informou que está aguardando um posicionamento da Gerência da Saúde para fazer a convocação dos novos servidores. Já o responsável por este setor disse que já foi feita a solicitação para a contratação de pessoal.

“Nós já fizemos a solicitação porque estamos precisando desse pessoal porque temos muitas áreas descobertas. Tem recurso em vigor. Falta só chamar”, explicou Benjamim Bento, responsável pela Gerência da Saúde. Ele disse ainda que espera para os próximos dias a convocação.

O sindicato afirma que a falta de contratação dos profissionais é um dos fatores responsáveis pelo crescimento nos casos de dengue registrados no município, que já passou dos 2.200 em setembro. “Pedimos providência antes que a situação se agrave com o período invernoso e também pela convocação imediata dos aprovados no último concurso”, completa João Morais.

Fonte: Gazeta do Oeste - 07/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário