segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Saúde Estadual

SINDSAÚDE MOSSORÓ PREPARA LUTA CONTRA TERCEIRIZAÇÃO DO HOSPITAL MATERNO-INFANTIL

O Rio Grande do Norte está prestes a receber mais um ataque à saúde pública do estado. No que depender do governo de Rosalba Ciarlini (DEM), o futuro Hospital Materno-Infantil de Mossoró, previsto para ser inaugurado no próximo dia 8 de março, já vai nascer no berço da privatização. O objetivo do governo é entregar a administração da unidade e o gerenciamento dos recursos para uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), terceirizando todo o quadro de funcionários do hospital. Assim, a governadora abre as portas para a privatização da saúde pública, já que esta Oscip vai poder contratar quem quiser, da forma que quiser, pagando quanto quiser.

O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Mossoró (Sindsaúde) é contra a terceirização e exige que o governo do estado convoque todos os aprovados nos últimos concursos públicos. "Existe um instrumento legal de convocação de servidores, que é o concurso. Não há justificativa convincente para terceirizar os serviços. O hospital será instalado com recursos públicos, e os cargos de técnicos-administrativos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, entre outros, precisam ser ocupados por aprovados nos dois últimos concursos da Secretaria Estadual de Saúde.", defendeu João Morais, diretor do Sindsaúde Mossoró.

Por isso, na última sexta-feira, dia 10, o sindicato convocou uma reunião com os aprovados nos concursos para discutir um conjunto de ações contra o processo de terceirização do hospital materno. Contrariando o discurso do governo, que afirma que os concursados não atendem à convocação, o encontro chamado pelo Sindsaúde reuniu cerca de 30 trabalhadores que ainda esperam ser chamados. Junto com a direção do sindicato, eles decidiram preparar dois protestos contra a terceirização do hospital e pela imediata convocação dos aprovados. O primeiro ato público será no dia 2 de março, às 8 horas, na Praça do Pax. Já o segundo deve ocorrer na semana da inauguração.

O Sindsaúde também acionou o Ministério Público para intervir em favor do serviço público, impedindo a terceirização e garantindo que os aprovados no concurso sejam chamados. "Não vamos permitir que a governadora Rosalba avance com a privatização na saúde pública. Defendemos que o SUS seja público, gratuito, de qualidade e 100% estatal.", afirmou João Morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário