sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Repressão

Prefeitura de Mossoró reprime manifestação do Grito dos Excluídos no 7 de setembro*

No último dia 7, durante as comemorações da independência, os trabalhadores do movimento "Grito dos Excluídos" foram reprimidos e impedidos de se manifestar por ordem da prefeitura de Mossoró (RN). Os manifestantes não puderam expor suas reivindicações em meio ao desfile, ocorrido na Av. Alberto Maranhão, e ainda foram agredidos pela polícia com cassetetes e sray de pimenta.

Para o militante João Paulo de Medeiros, a prefeitura usou de uma atitude arbitrária, "pondo fim ao evento antes do término oficial previsto, excluindo as escolas e os já excluídos, ali representados pelos movimentos sociais, sindicatos, ONGs, pastorais de igrejas, Movimento dos Sem-Terra (MST) e comunidades de Mossoró (Tranquilin, Carnaubais e Jucuri)".

A Prefeitura de Mossoró acusou os manifestantes de estarem armados e de criarem um clima de intranquilidade e temor para justificar o cancelamento do evento. Os manifestantes informaram que as enxadas, pás e escavadoras que levavaram representavam os instrumentos de trabalho e que jamais seriam usadas para agredir ninguém.
"O Grito dos Excluídos é uma atividade pacífica. Não é uma ação de baderna ou de vandalismo. Pelo contrário, é um símbolo de luta e expressão popular que cobra melhores condições de vida para a população", afirmou a participante Adriana Vieira.

Os manifestantes também denunciaram que havia policiais usando spray de pimenta contra os participantes e que houve agressões com cassetete. Adriana destaca que a revolta dos participantes foi unicamente pelo fato de terem sido fortemente repreendidos por força policial e objetos coercitivos. "Muitas pessoas foram atingidas com os sprays de pimenta, tanto os participantes como algumas que estavam assistindo ao desfile", relatou a militante.

A cena ocorrida no desfile provocou mal-estar na população. Adriana Vieira destaca que durante os 15 anos de atuação do Grito dos Excluídos, "nunca o movimento havia sido repreendido como foi na última segunda-feira".

* Com informações do jornal O mossoroense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário