quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Vírus H1N1

Gripe Suína mostra caos na saúde pública




A Gripe A, conhecida como Gripe Suína e transmitida pelo vírus H1N1, já é uma pandemia que tomou conta de 170 países. Só no Brasil, entre 25 de abril e 29 de agosto, cerca de 6.592 pessoas foram infectadas e 657 já morreram. Os dados são do Ministério da Saúde, mas os números reais são bem maiores.

O caos na saúde pública agrava ainda mais os perigos da nova gripe. A falta de atendimento e a não liberação do remédio antiviral Tamiflu vão piorar a situação.

Recentemente, a OMS alertou que não haverá vacinas para todo mundo, pois os países ricos já compraram todo o estoque de vacinas para o vírus. Já os países pobres ficaram sem nada. Por isso, a vacina no Brasil só será produzida pelo Instituto Butantã a partir de 2010.

Caos na saúde pública

O governo Lula não vacila em cortar verbas do SUS. Em 2007, por exemplo, o Brasil pagou R$ 160 bilhões em juros da dívida aos banqueiros, mais que o triplo do orçamento da saúde para aquele ano. Para garantir esse pagamento, precisa economizar nos gastos públicos, cortando da saúde e aposentadorias, itens da seguridade social.

Desde 1995 (governo FHC) até 2008, a porcentagem do PIB para a saúde flutua entre 1,5% e 1,7%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o gasto público mínimo aceitável em saúde para países com o serviço universalizado é de 6% do PIB. Em 2007, o Brasil gastou 3,34% do PIB - entram aí os gastos do Ministério da Saúde (1,7% do PIB), governos estaduais (0,9% do PIB) e municípios (0,9% do PIB).

O primeiro passo necessário para fazer o SUS funcionar de fato é garantir que o Brasil gaste o dobro do que vem gastando em saúde pública, para chegarmos ao mínimo de 6% do PIB. E como medida imediata para combater a Gripe Suína o governo precisa quebrar a patente do remédio Tamiflu e distribuí-lo gratuitamente para a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário