quarta-feira, 9 de maio de 2012

Deu na Imprensa

HRTM recebe pacientes com doenças infectocontagiosas

O Hospital Rafael Fernandes (HRF) sempre foi referência no tratamento de doenças infectocontagiosas em Mossoró, no entanto, após as reformas no local os pacientes portadores de doenças como pneumonia, Aids, entre outras estão se deslocando ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) para não serem prejudicados pela falta de tratamento.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde), João Morais, devido à falta de estrutura adequada para receber os pacientes no Hospital Rafael Fernandes, muitas pessoas têm se dirigido ao HRTM em busca de conseguirem ajuda.

"Muitos pacientes com Aids, entre outras enfermidades, têm se dirigido ao Tarcísio Maia em busca de tratamento, mas devido não ter a estrutura adequada muitas vezes esses indivíduos são liberados antes do previsto, isso é, recebem alta antes do esperado", disse João Morais.

Segundo o diretor-técnico do HRTM, Diego Dantas, quando os pacientes chegam ao hospital não dá pra saber quais são os que possuem doenças infectocontagiosas, somente após a realização da consulta e exames pode-se chegar a um diagnóstico.

"A gente recebe todo tipo de paciente, pois o Tarcísio Maia possui características de pronto-socorro. Desta forma, não há como fazer uma triagem prévia. A partir da consulta a gente tria os indivíduos e os encaminha para os hospitais de referência. No entanto, devido aos problemas existentes no Rafael Fernandes, a gente tem encontrado dificuldades de transferir os pacientes para lá", disse Diego.

O médico ainda disse que a medida encontrada pela diretoria do hospital foi isolar uma área da instituição para poder oferecer o atendimento a estes indivíduos. "As pessoas não podem ficar sem atendimento, desta forma resolvemos isolar uma determinada área que antes pertencia ao repouso feminino para agrupar essas pessoas e desta forma diminuir o risco de contágio a outros pacientes".

Apesar de a medida buscar solucionar o problema daquelas pessoas que precisam de um tratamento adequado para manterem a sua qualidade de vida, as pessoas que frequentam o ambiente, seja profissionais como médicos, enfermeiras ou acompanhantes e até mesmo os próprios pacientes sentem-se receosos pela possibilidade de ocorrer o cruzamento de infecções.

"No momento este não é o espaço mais adequado para receber pacientes com doenças infectocontagiosas, mas diante da situação, esta é a medida que podemos adotar. É interessante, que caso essa situação persista, a longo prazo, seja construído uma área para receber estas pessoas. E caso isso ocorra de fato, também se contrate um número maior de profissionais para cuidar desses indivíduos", destacou o diretor-técnico.

Sindsaúde realiza novo ato público para denunciar problemas do Hospital Rafael Fernandes
O Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde) realizou ontem (8) em Mossoró, pela manhã, ato público partindo do Hospital Rafael Fernandes indo em direção à praça Rodolfo Fernandes. De acordo com o coordenador regional do Sindsaúde, João Morais, a mobilização foi realizada com o objetivo de alertar a sociedade sobre o descaso com que as autoridades vêm tratando a saúde do município.

O coordenador regional do Sindsaúde destaca que os sevidores lutam por melhorias para o hospital, não só em benefício dos profissionais que trabalham na instituição, mas também para oferecer à população um serviço de melhor qualidade.

"Desde outubro do ano passado o Rafael Fernandes está nessa situação, na qual as obras não continuam e nenhuma autoridade competente toma as devidas providências. Os pacientes têm sido atendidos em ambientes apertados e pouco estruturados. O maior risco para essas pessoas é o cruzamento de infecções", destacou João Morais.

Além do retorno das obras do hospital, os servidores negociam com a Secretaria de Saúde o reajuste salarial dos profissionais, a convocação dos concursados, o abastecimento da farmácia da instituição, pois faltam muitos remédios importantes para o tratamento dos pacientes, o pagamento dos plantões indenizatórios referentes a agosto de 2010 até março de 2011, e a implantação do plano de cargos e carreira da tabela de qualificação.

"De todas as reivindicações apenas a referente à convocação dos concursados foi atendida. Deve-se ressaltar que essa medida é referente a Natal, pois até agora no âmbito do nosso município nada foi estabelecido. Em relação ao plano de cargos e carreiras, a secretaria diz que a medida é inconstitucional, mas como pode ser inconstitucional se algumas prefeituras como a Serra do Mel, por exemplo, já adotaram a medida?", indagou João Morais.

Fonte: O Mossoroense - 09/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário