sábado, 12 de maio de 2012

Em greve...

SERVIDORES DENUNCIAM GOVERNO POR ABANDONO DA SAÚDE PÚBLICA

Enquanto a saúde pública for alvo do descaso dos governos, não haverá trégua aos responsáveis. Esse foi o sentimento de dezenas de servidores estaduais da saúde, em greve há mais de um mês, durante um protesto no último dia 8 de maio em Mossoró. O objetivo do ato público foi chamar a atenção da população para o caos que vivem os hospitais do estado sob a responsabilidade da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). A manifestação, que contou com caravanas de Apodi e Natal, teve início no Hospital Rafael Fernandes e seguiu em caminhada até a praça do Pax. A direção estadual do Sindsaúde também participou da mobilização.

Coordenador da Regional de Mossoró, João Morais criticou o descaso do governo com os hospitais e a população. “Desde outubro do ano passado o Hospital Rafael Fernandes está com as obras de reforma paradas e sem previsão para recomeçar. Os pacientes são atendidos sem estrutura. O maior risco para essas pessoas é o cruzamento de infecções. Nos outros hospitais, o abandono é o mesmo, com superlotação e desabastecimento.”, denunciou João Morais.

Além da conclusão das obras do hospital, os servidores exigem do governo um reajuste salarial de 15%, convocação dos concursados e abastecimento das farmácias das instituições, já que faltam remédios para o tratamento dos pacientes e materiais básicos. O pagamento dos plantões indenizatórios e a implantação da tabela de qualificação do Plano de Cargos também são reivindicações. “O governo mente quando diz que não tem dinheiro para nos atender. Só em abril deste ano o estado arrecadou R$ 286 milhões de ICMS. São R$ 40 milhões a mais do que o arrecadado no mesmo mês em 2011. Então como não tem dinheiro se a receita só vem crescendo?”, questiona o diretor do Sindsaúde de Mossoró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário