quinta-feira, 10 de maio de 2012

Deu na Imprensa

Agentes de endemias esperam há um ano por convocação

Agentes de endemias aprovados no concurso público da Prefeitura de Mossoró, homologado no dia 18 de maio de 2011, continuam esperando convocação para trabalhar. Um deles é Maria do Socorro Marques, que reclama da demora para nomeação, enquanto o quadro de agentes de endemias continua pequeno para a demanda.

Anteontem, uma comissão de concursados se reuniu com vereadores, na Câmara Municipal, pedindo apoio para apressar a convocação. Ficou acertada o envio de ofício à Prefeitura pedindo informações sobre a situação dos agentes na ativa e no cadastro de reserva e motivos para o não-chamamento dos agentes aprovados.

O município alega falta de recursos para contratar os agentes, mas prestação de contas enviadas à Câmara Municipal revela que a arrecadação da Prefeitura registrou superávit de 11% na arrecadação em 2011 em relação ao ano passado. "Ou seja, falar em falta de dinheiro não condiz com a realidade", diz o vereador Lahyre Rosado Neto.

Segundo ele, a Prefeitura de Mossoró fechou 2011 com quase R$ 390 milhões arrecadados, bem mais do que os R$ 350 milhões previstos para o ano. Esse aumento de receita, segundo ele, desfaz o discurso de que a Prefeitura não convoca os agentes de endemias por insuficiência de recursos para pagamentos de salários.

Enquanto os concursados não são convocados, os que trabalham estão sobrecarregados, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública (Sindsaúde).

Segundo a direção do sindicato, o problema é que alguns dos aprovados tinham emprego certo, mas pediram demissão mediante a promessa de convocação imediata.

O problema de saúde é o alto risco de epidemia de dengue em Mossoró, segundo o Ministério da Saúde, e o combate não está sendo feito como deveria por falta de profissionais.

Fonte: O Mossoroense - 10/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário