quinta-feira, 10 de junho de 2010

Congressos em Cena

Sindsaúde Mossoró participa de Congresso da Conlutas e da Classe Trabalhadora

Nos dias 3, 4, 5 e 6 de junho, ocorreram em Santos (SP) dois importantes congressos para a unificação das lutas dos trabalhadores. O 2º Congresso da Conlutas e o Congresso da Classe Trabalhadora (Conclat) marcaram de forma importante a história do novo momento que vive a reorganização dos trabalhadores no Brasil.
Plenário do Conclat: mais de 4 mil participantes
Durante seis anos, a Conlutas construiu as bases para que esse momento fosse possível. Enfrentou o Governo Lula e defendeu os trabalhadores quando todas as outras Centrais negociavam direitos e aceitavam acordos rebaixados. Agora, depois de intensos debates, polêmicas e votações importantes no Conclat, os 3.180 delegados decidiram, através de uma ampla democracia, fundar uma nova organização: a Conlutas - Central Sindical e Popular.

Depois da traição das Centrais Sindicais governistas, como a CUT, que se venderam ao governo Lula, a classe trabalhadora, os estudantes e os movimentos populares brasileiros se viram obrigados a construir uma nova ferramenta de luta que pudesse organizar todos os explorados para enfrentar os governos, os patrões e defender o socialismo.


Plenário do Conclat no momento de aprovação de resoluções

Delegados do Sindsaúde Regional de Mossoró

Os delegados do Sindsaúde Regional de Mossoró, João Morais, Ana Melo e Manoel Ribeiro, eleitos em assembleia do sindicato, participaram ativamente dos congressos, discutindo as teses e debatendo as polêmicas nos grupos de discussão. "É muito importante que todos os trabalhadores se unam para enfrentar os ataques dos grandes empresários e do governo. Esse congresso de unificação é um momento histórico para a classe trabalhadora e o Sindsaúde de Mossoró não poderia ficar de fora. Nós estamos aqui integrando esse grande grupo para lutar em defesa do trabalhador e construir o socialismo.", avaliou João Morais.

Ana Melo destacou o espírito coletivo que existia entre os milhares de trabalhadoras e trabalhadores. "São pessoas de todas as partes do país e do mundo, reunidas aqui com um único objetivo: unificar todos aqueles que desejam lutar e construir uma nova central que possa dar respostas aos grandes desafios que teremos pela frente. Isso é um verdadeiro espírito coletivo.", afirmou Ana Melo.

Delegados de Mossoró: Ana Melo, Manoel Ribeiro e João Morais

Os dois congressos tiveram vários momentos de emoção durante os quatro dias. Nos intervalos acontenciam apresentações culturais e declamação de poemas, mostrando que a classe trabalhadora também luta por suas manifestações culturais. Além disso, as saudações das delegações estrangeiras de 26 países provaram que a solidariedade internacional entre os trabalhadores não morreu. "Brasil, Europa, América Central! A classe operária é internacional", cantavam milhares de vozes emocionadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário